Confira a seguir imagens enviadas direto da COP 22, por colaboradores da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza
De 7 a 18 de novembro, representantes de cerca de 200 países se reúnem na 22ª Sessão da Conferência das Partes (COP 22) da Convenção-Quadro da ONU sobre Mudança do Clima, em Marraquexe (Marrocos).
Na COP 22 do Clima, os participantes debatem ações de combate à mudança climática, incluindo os próximos passos para o Acordo de Paris – compromisso que entrou em vigor no último dia 4 de novembro e que prevê diretrizes e metas para que os países reduzam suas emissões de gases do efeito estufa. O Brasil, que ratificou o Acordo, também participa da conferência e conta com um espaço para divulgar as ações nacionais.
André Ferretti e Juliana Ribeiro participam da COP 22 como observadores. Em eventos paralelos à programação oficial, eles apresentam o trabalho que vem sendo feito há quase 15 anos pela sociedade civil no Brasil, por meio do Observatório do Clima (OC). “Mostramos iniciativas bem-sucedidas dos membros dessa rede, a exemplo de um estudo pioneiro no país de Adaptação baseada em Ecossistemas (AbE)”, comenta Juliana, que é analista de projetos da Fundação Grupo Boticário.
Um dos momentos mais tradicionais das COPs é o anúncio do “fóssil do dia”, feito por uma ONG canadense, que elege o país que mais dificultou negociações naquela data. Na segunda-feira,7, o eleito foi a Turquia, que requisitou fundos para implementar o Acordo de Paris, mesmo antes de ratificá-lo. Na terça-feira, não houve indicado; na quarta-feira foi a Alemanha e na quinta-feira, a União Europeia.
A vitória de Donald J. Trump para presidir os Estados Unidos foi bastante discutida nos bastidores da COP 22. “O que se fala é que os negociadores deverão acelerar alguns pontos e marcar com mais força datas e compromissos dos países que aderiram ao Acordo de Paris, visto que será a última COP sem o Tump”, comenta André Ferretti, gerente de Estratégias de Conservação da Fundação Grupo Boticário. Na foto, um grupo de jovens promove ato logo após o resultado da eleição norte-americana.
Registros da cidade de Marraquexe, feitos pelos participantes da COP 22 André e Juliana Ribeiro, da Fundação Grupo Boticário
Registros da cidade de Marraquexe, feitos pelos participantes da COP 22 André e Juliana Ribeiro, da Fundação Grupo Boticário.
Registros da cidade de Marraquexe, feitos pelos participantes da COP 22 André e Juliana Ribeiro, da Fundação Grupo Boticário.
Crédito fotos: Acervo Fundação Grupo Boticário.