A palavra férias, para muitas pessoas, tem um sinônimo especial: Nova Iorque. Já se transformou em um sonho de consumo conhecer e passear por um centro urbano como a cidade, cheia de diversidades e atrações imperdíveis.

Passear por Nova Iorque torna-se inusitado pelo fato do local se distinguir dos outros, oferecendo aos turistas museus e restaurantes mundialmente famosos, atrações incríveis e uma gama de opções de entretenimento e lojas.

Como destino turístico, Nova Iorque tem muitas coisas a oferecer para todos os tipos de turistas. Embora o turismo tenha diminuído desde 11 de setembro de 2001, existem muitas razões para visitar o que muitos consideram a melhor cidade do mundo.

Localização
A cidade de Nova Iorque (NYC) está localizada no nordeste dos EUA, junto ao Oceano Atlântico. Ela fica na foz do Rio Hudson e é geralmente mencionada como a “cidade de ilhas”. A Grande Nova Iorque é composta de cinco áreas distintas chamadas de distritos. Estes distritos são Manhattan, Brooklyn, Queens, Staten Island e o Bronx. Esses distritos são separados pela água, conectados entre si por linhas de metrô, pontes e túneis.
Quando as pessoas se referem à cidade de Nova Iorque, geralmente estão falando sobre Manhattan. A maioria das atrações principais da NYC está localizada neste distrito e a maioria dos visitantes passa a maior parte das suas férias em Manhattan.

Manhattan: o distrito paraíso
Manhattan está localizada entre o Rio Hudson do lado oeste e o Rio East do lado leste. A ilha tem 58,8 km2, sendo 21,6 km de comprimento e 3,7 km de largura no seu ponto mais largo. Manhattan pode ser dividida em quatro quadrantes: o East Side (Lado Leste), o West Side (Lado Oeste), Uptown (Cidade Alta) e Downtown (Centro). A melhor maneira de entender como a geografia de Manhattan é organizada é pelo desenho das ruas da cidade.

Seja caminhando ou utilizando o transporte público, Nova Iorque é uma cidade bastante simples para se localizar, tendo em vista que, na sua maior parte, a cidade é uma rede de cruzamentos de ruas e avenidas. Um mapa das ruas de Manhattan se parece muito com uma folha de papel quadriculado.

As avenidas correm de norte para o sul começando com a 1st Avenue (1ª Avenida) no East Side e estendendo-se para o oeste até a 12th Avenue (12ª Avenida). As ruas correm de leste para oeste começando com a 1st Street (Rua 1) no Downtown e indo até a 20th Street (Rua 20) na ponta norte do quadrante Uptown de Manhattan. Os locais ao norte da 14th Street são geralmente considerados parte da Uptown e os que ficam abaixo da 14th Street são considerados parte do quadrante do Downtown. O East Side é separado do West Side pelo Central Park (da 59th Street até a 110th Street) e pela Broadway, a rua abaixo da 59th Street.

Vale ressaltar que a distância entre as avenidas é geralmente muito maior do que a distância entre as ruas, chegando a ser aproximadamente três vezes maior. Ao andar de leste para  oeste, da 1st Avenue para a 3rd Avenue, será aproximadamente três vezes mais longe do que andar do sul para o norte da 1st Street até a 3rd Street.

Outra curiosidade é que em Nova Iorque é comum ouvir as pessoas falarem endereços que mais parecem uma lista de números. Se alguém quiser ir ao Metropolitam Museum of Art que está localizado na esquina da 82th Street com a 5th Avenue, é só entrar no táxi e falar “82 com a 5ª”, e o motorista saberá exatamente onde ir. Isso porque quando os nova-iorquinos fornecem um endereço, geralmente dizem somente o número da rua e depois o número da avenida. Mas cuidado para não inverter os números, porque o primeiro número é onde fica o local que você quer ir e o segundo número é a rua mais próxima. Quando você obtiver um endereço de Nova Iorque, é aconselhável perguntar qual é a rua transversal mais próxima.

Revista Ecoturismo