O Solar das Andorinhas, autêntica fazenda colonial do século 18, dá boas vindas ao visitante no melhor estilo, pois na entrada há uma tabuleta que afirma: “este chão é abençoado, serão felizes todos os que aqui pisarem, porque o meu sinhô era bom”. Quem assina é a escrava Clemilda, que morreu aos 120 anos, em 1956. Certamente ali e, óbvio, não mais como escrava.

As edificações do Solar das Andorinhas estão preservadas e desde 2004 são tombadas como Patrimônio Histórico pelo CONDEPACC (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas). A fazenda foi uma das maiores produtoras de café do Estado de São Paulo e hoje é um dos hotéis mais completos do Brasil, com 37 anos de atividade. Seu endereço: km 121 da rodovia que liga Campinas e Mogi-Mirim, a apenas uma hora de São Paulo.

Área Verde
O Solar das Andorinhas oferece 240.000m² de área verde, conta com lazer diversificado para todas as idades e tem um moderno Parque Aquático com piscinas interligadas com toboágua, piscina infantil, biribol adulto e infantil, passeio de bóia, vestiário, castelinho, saunas seca e a vapor, caminho da C’alma e mirante, arvorismo, pesque-pague, ponte Pênsil, boate com Videokê, salão de Jogos (ping-pong, pebolim e bilhar), campo de Bocha, campo de Futebol Iluminado, quadras de tênis Iluminadas, vôlei de areia, quadra poliesportiva , campo de golfe e o Observatório Edmund Halley e completa equipe de lazer e recreação para adultos e crianças.

O Solar também oferece circuito de arvorismo (com um técnico especializado, para percorrer o topo das árvores da mata preservada da fazenda), passeio a cavalo ou de charrete, e passeio de Maria Fumaça até a cidade de Jaguariúna.

Revista Ecoturismo