Porto Velho, a capital amazônica das Usinas Hidrelétricas do Rio Madeira, recebe no dia 24 de novembro, no auditório da Faculdade São Lucas (Rua Alexandre Guimarães, 1927, Areal, Porto Velho – Rondônia), o VI Seminário Internacional de Sustentabilidade.
O evento reunirá em um só palco os maiores nomes da sustentabilidade e do meio ambiente do Brasil e do Planeta, dentre eles o cientista costarriquense e membro da Academia de Ciências do EUA, Pedro Leon Azofeifa, assessor direto do meio ambiente do Presidente Oscar Arias Sanchez da Costa Rica, ministros venezuelanos e empresários brasileiros ligados à energia, ao petróleo e aos biocombustíveis.
O seminário, que deverá fazer parte do calendário oficial dos grandes eventos sócio-ambientais de Rondônia – uma vez que é realizado anualmente reunindo centenas de formadores de opinião nas universidades – é promovido por diversos veículos de comunicação e entidades sócio-ambientais, com o apoio das principais entidades do comércio e da indústria rondoniense, sendo patrocinado pelas principais empresas energéticas e financeiras do Brasil.
O endereço eletrônico da Revista Ecoturismo e Agroenergias Renováveis – www.revistaecoturismo.com.br – uma das realizadoras do evento, já recebe grande número de adesões e inscrições antecipadas para o seminário, inscrições principalmente de muitos jornalistas nacionais e estrangeiros dispostos a cobrir as discussões entre as principais empresas que estarão construindo nos próximos anos as usinas, principais obras do PAC (Programa de Aceleração e Crescimento).
O evento sustentável atrai centenas de empresários, estudantes e jornalistas, já que discutirá temas como biodisel, etanol e as perspectivas sócio-ambientais energéticas brasileiras e das energias renováveis, com um grupo de dirigentes da maior empresa do país, a Petrobras.
Autoridades venezuelanas e costarriquenses atraem grupos consideráveis de empreendedores e os temas econômicos e energéticos tem despertado a atenção da imprensa estrangeira que cobre as principais empresas da área da energia e meio ambiente do Brasil.
O VI Seminário Internacional de Sustentabilidade já tem alguns empresários nas categorias diamante, ouro e prata e até empresas estrangeiras estão entre os patrocinadores no evento, que terá a entrega do VII Prêmio Ecoturismo e Agroenergias Renováveis, oferecido, entre outros, ao dirigente maior da Petrobras e ao empresário do turismo sustentável, João Dória Jr.
O dirigente da OTCA (Organização do Tratado de Cooperação Amazônica), Francisco Ruiz, de Brasília, falará sobre o tema “2009: Ano Destino da Amazônia”, bem como sobre as perspectivas do Fundo da Amazônia e Fundo Clima com a injeção de 1 bilhão de dólares pela Noruega nos próximos anos no fundo, recentemente criado com apoio do governo brasileiro e administrado pelo BNDES.
Cientistas da Costa Rica discorrerão sobre a experiência daquele país nas energias renováveis, nos parques naturais e no ecoturismo, propondo ensinamentos de como evitar o desmatamento, comparando com a floresta amazônica e sua gigantesca devastação.
Revista Ecoturismo