A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) adiou para o dia 28 de novembro o leilão das linhas de transmissão que ligarão as usinas do rio Madeira (RO) ao resto do país. Inicialmente, o leilão estava marcado para 31 de outubro.

A agência disse que o adiamento foi feito para corrigir questões técnicas do edital e, oficialmente, não confirma a crise global como o motivo da prorrogação. Porém, o ministro de Minas e Energia Edison Lobão admitiu que o leilão foi adiado a pedido de empresários que, por conta da crise, não conseguiam crédito para participar da disputa.

De acordo com a agência, o cronograma para a entrega das obras continuará o mesmo e os contratos de concessão das linhas serão assinados em janeiro de 2009. O leilão será feito às 10h na Bolsa de Valores do Rio de Janeiro. Pelo novo cronograma, a inscrição e a apresentação das garantias serão feitas no dia 26 de novembro, a apresentação de documentos de habilitação das vencedoras no dia 5 de dezembro e a homologação do resultado no dia 21 de janeiro     Serão leiloados sete lotes de linhas de transmissão que 2.375 quilômetros. As linhas deverão entrar em funcionamento de 36 a 50 meses a partir da assinatura dos contratos de concessão e deverão custar R$ 7,2 bilhões.

Revista Ecoturismo