O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) concedeu no último dia 13,  a licença de implantação da hidrelétrica de Jirau, após quatro meses da homologação de concessão da usina, sendo que este é o segundo passo para que o consórcio consiga a lincença de operação que permitirá o início das obras estruturais da usina.

Com o documento, o consórcio liderado pela Suez Energy poderá iniciar a construção do canteiro de obras e de uma ensecadeira, que servirá para viabilizar a obra com o desvio do rio. No entanto, para que a licença não seja revogada, o consórcio terá de executar um conjunto de condicionantes, como a criação de duas áreas de conservação ambiental em Roraima, além de recursos para pesquisas e recuperação de espécies ameaçadas de extinção na região e programas de educação ambiental.

A usina hidrelétrica de Jirau, no rio Madeira (RO), possui uma capacidade instalada de 3.300 megawatts e deverá consumir 8,7 bilhões de reais para ser construída.

Revista Ecoturismo