No dia 16 de março, a cidade de Caraguatatuba, no litoral norte de São Paulo, recebe com grande honra o Seminário de Sustentabilidade e Pré-Sal. O evento será realizado às 8h30min na Faculdade Módulo e tem importantes conferencistas já convidados, como também ilustres debatedores, que discorrerão sobre a camada pré-sal e a questão da sustentabilidade, temáticas de extrema importância nos dias atuais.

O Seminário de Sustentabilidade e Pré-Sal promoverá o debate e a discussão tendo como base a exploração do Pré-Sal a partir do desenvolvimento econômico, político, social e ambientalista correto. Também buscará identificar as experiências corretas dos vizinhos e outros povos para implementar no pais, com as proporções regionais.

No encontro também serão debatidos temas como a promoção de parcerias e cooperações entre estados brasileiros e países com interação nas questões afins no plano ambiental e acompanhamento dos mecanismos de monitoramento dos impactos da atividade turística e os questionamentos com o ambientalismo. Promover estratégias de marketing do Turismo, Ecoturismo e Turismo Sustentável será mais um tópico discutido.

Conferencistas Convidados:
José Luiz Marcuso- Gerente Geral da Petrobras – Unidade Santos  “O Desenvolvimento Sustentável na exploração do Pré-Sal”.
José Roberto dos Santos – Coordenador Executivo da CESPEG  “Os impactos do Pré-Sal no cenário empresarial regional”.
Ricardo Tortorella – Diretor Superintendente do SEBRAE/SP “As oportunidades para o microe pequeno empresário através da exploração do Pré-Sal.”
Guy Marcovaldi – Criador do Projeto Tamar – Exploração do Pré-Sal X Energias Alternativas, os seus impactos no Meio Ambiente.
Paulo Skaf – Presidente da FIESP – “As perspectivas econômicas do Pré-Sal após a crise financeira mundial”.
Edmur Mesquita – Diretor da AGEM – “O Planejamento do Governo de São Paulo para a Nova Era Econômica do Litoral Paulista”.
José Lima Andrade Neto – Secretário Nacional de Petróleo e Gás – Ministério de Minas e Energia – “Controle dos Royalties do Pré-Sal : União ou Estados e Municípios”.
Autoridades convidadas sujeita à Agenda.

Debatedores convidados para os temários :
Daniel Carreira Filho – Reitor do Centro Universitário Módulo – Caraguatatuba
Silvia Angela Teixeira  Penteado– Reitora da Universidade Santa Cecília – Caraguatatuba
Lúcia Maria Teixeira Furlani – Diretora Presidente da Universidade Santa Cecília
Maria Helena Lamberti – Diretora da Universidade Católica de Santos
Edson da Silva Monteiro  – Diretor da Universidade Paulista em Santos
José Vicente – Reitor da Universidade da Cidadania Zumbi dos Palmares
Antônio Sarkis – Presidente da Câmara de Comércio Árabe
José Fernando Saviano – Gerente de Expansão da COMGAS na Baixada Santista
José Renato Ferreira de Almeida – Coordenador Executivo do PROMINP
Luciano Coutinho – Presidente do BNDES
Nelson Narciso – Diretor Agência Nacional do Petróleo
Eduardo César – Prefeito de Ubatuba
Antônio Colucci – Prefeito de Ilhabela
Antônio Carlos da Silva Júnior – Prefeito de Caraguatatuba
Ernane Pilotti Primazzi – Prefeito de São Sebastião
Roberto Peixoto – Prefeito de Taubaté
Joãozinho Félix – Prefeito de São José dos Campos
Marcos Clemente Santini – Jornal A Tribuna
Ribas Zaidan – Presidente do Sistema Costa Norte de Comunicação
Autoridades convidadas sujeitas à Agenda.

Nova perfuração
A Petrobras iniciou no final de janeiro uma nova perfuração no bloco BM-S-9, na região do pré-sal da Bacia de Santos, entorno de Tupi. No mesmo bloco já foram encontrados os reservatórios de Carioca e de Guará. Este nova perfuração será feita a partir do prospecto de Iguaçu, localizado entre as duas descobertas anteriores. A área já havia sido alvo de confusão no passado, quando o diretor geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Haroldo Lima, chegou a afirmar que havia 33 bilhões de barris em Carioca.
De acordo com o gerente da Unidade de Negócios da Bacia de Santos da Petrobras, José Luiz Marcusso, apenas após o período completo da perfuração é que será possível identificar se novos reservatórios na área são ligados ou não aos de Carioca e de Guará.
Pelas sísmicas realizadas no BM-S-9, a Petrobras identificou ainda os prospectos Complex, Tupã, Abaré e Abaré Oeste, que ainda não possuem poços perfurados. Se identificado um novo reservatório em Iguaçu, será o nono descoberto pela estatal naquela área do pré-sal. Já foram descobertas reservas potenciais em Tupi, Iara, Júpiter, Carioca, Guará, Caramba, Parati e Bem-te-vi. Destes, apenas foram revelados os volumes potenciais referentes à Tupi (entre 5 bilhões e 8 bilhões de barris) e Iara (entre 2 bilhões e 4 bilhões). Há ainda uma perfuração ocorrendo no momento, no prospecto de Azulão, no BM-S-22, bloco operado pela Exxon.

SERVIÇO:
Seminário de Sustentabilidade e Pré-Sal
Data: 16/03/09
Horário: 8h30min
Local: Faculdade Módulo (Avenida Frei Pacífico Wagner, 653 – Centro – Caraguatatuba /SP)
Realização: Revista Ecoturismo
Informações: www.revistaecoturismo.com.br

Revista Ecoturismo