Os moradores de Saint Georges de l´Oyapock, na Guiana Francesa, e do município de Oiapoque, no Amapá já conheceram o projeto da FIO – Feira Internacional de Oiapoque, que será realizada no período de 9 a 15 de agosto, nos dois municípios. Na apresentação da feira, a prefeita de Saint Georges, Fabienne Mathurin, mostrou o projeto em frente à Prefeitura de Saint Georges e, em frente à prefeitura de Oiapoque, o prefeito Raimundo Agnaldo Rocha apresentou um filme com a maquete digital da FIO, produzido pela Secretaria de Infra-estrutrura do Estado do Amapá.
Ressalta-se que, pelo projeto, mais de 2.500 metros quadrados de estandes serão distribuídos entre representantes dos dois municípios, empresários, espaços de vendas de produtos e serviços, exposições de arte, cerâmicas, automóveis, além de salas para rodadas de negócios para empresários convidados (com seminário bilíngüe) e espaços para palestras de integração de grupos de jovens de Oiapoque e Saint Georges. Ainda, o evento contará com programação religiosa, apresentação de grupos folclóricos, feira de artesanato, praça de alimentação e shows musicais com artistas nacionais e regionais.
Vale lembrar que esta Feira Internacional do Oiapoque, além de unir a cultura do Brasil e da França, abre também um importante caminho para a Europa, com perspectivas de integração.
Ainda, através da futura ponte que está se construindo na divisa do Oiapoque e da Guiana Francesa, existe também uma perspectiva de construção de uma futura universidade binacional, juntando Brasil e França na fronteira e a abertura de perspectivas de financiamento da Europa para projetos de cooperativas entre os dois países.
Sem dúvidas, a Feira Internacional do Oiapoque será uma locomotiva para puxar outros importantes investimentos, fundamentais para o Brasil.