O diretor presidente da CODESP (Companhia Docas do Estado de São Paulo), José Roberto Correia Serra, considera que o Porto de Santos tem apresentado um desempenho bastante satisfatório, com a definição de importantes metas como a conclusão e implementação de projetos de infraestrutura, um forte desempenho financeiro, manutenção na demanda de movimentação de cargas, realização de concorrências para novos arrendamentos e evolução de estudos imprescindíveis para a expansão e desenvolvimento portuário.

Ainda, o Porto de Santos atingiu no primeiro semestre de 2010 o maior movimento para o período já registrado, totalizando 44,8 milhões de toneladas, ficando 16,6% acima do apurado nos seis primeiros meses do ano passado (38,4 milhões t). O incremento de 49,6% verificado nas cargas de importação (14,6 milhões t) contribuíram, significativamente, para esse resultado. As mercadorias de exportação (30,1 milhões t) cresceram 5,3% em relação a 2009. Todos os totais mensais registrados no primeiro semestre foram recordes entre seus respectivos meses.

Vale ressaltar também que a CODESP entregou recentemente mais um trecho da Avenida Perimetral da margem direita – a pista de saída do contorno de Outeirinhos. Com toda a sinalização horizontal, vertical e semáforos instalados, resta, apenas, concluir a ciclovia e o plantio de novas mudas de árvores. O novo trecho recebe o fluxo de trânsito antes concentrado na Avenida Eduardo Guinle, agilizando o tráfego portuário e urbano provenientes dos bairros do Estuário e Ponta da Praia.

Simultaneamente, se desenvolvem os serviços de construção do novo viaduto na região da Praça da Santa. As fundações já têm 85% do total executados, pilares e blocos com 70% concluídos e já se prepara o escoramento para o viaduto. A expectativa é entregar toda a obra, inclusive o trecho Santa/Canal 4, até 30 de novembro próximo, antecipando a conclusão do empreendimento em 7 meses, de forma a propiciar a melhor temporada de cruzeiros marítimos da história do Porto de Santos.