No próximo dia 3 de outubro começa a temporada de cruzeiros marítimos que prossegue até maio do ano que vem e que trará para a costa brasileira 20 navios – dois a mais do que na temporada passada, de acordo com a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar).

Estes navios que marcarão esta temporada – ente eles cinco embarcações de bandeira internacional, que virão pela primeira vez ao país – representam 10% da frota de 200 transatlânticos em operação no mundo.

A Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos espera que 886 mil cruzeiristas aproveitem os mais de 400 roteiros que irão percorrer 21 cidades do litoral brasileiro. Com esta estimativa concretizada, o índice corresponderá a um crescimento de 23% com relação à temporada anterior.

Segundo a Abremar, entre os cruzeiros há roteiros de três e quatro noites e outros mais longos, como os de sete, oito, nove e até dez noites, sendo que alguns cruzeiros incluem Buenos Aires, Montevidéu e Punta del Este como destino.

Já os destinos nacionais são Angra dos Reis, Ilha Grande, Ilha de Jaguanum, Búzios, Cabo Frio e Rio de Janeiro, no estado do Rio; Fernando de Noronha e Recife, em Pernambuco; Fortaleza, no Ceará; Ilha Bela, Santos e Ubatuba, em São Paulo; Ilhéus e Salvador, na Bahia; Itajaí, São Francisco do Sul e Porto Belo, em Santa Catarina; João Pessoa, na Paraíba; Maceió, em Alagoas; Natal, no Rio Grande do Norte; e Vitória, no Espírito Santo.

Ainda, de acordo com a associação, o destino em que estão previstas mais visitas é Santos (SP), com 651.444 visitas, das mais de 3 milhões esperadas na temporada 2010/11. O segundo lugar fica com Rio de Janeiro, onde devem ocorrer 507.031 visitas, seguido de Búzios, com 401.445.

A geração de empregos também é um ponto positivo da temporada de cruzeiros, uma vez que a Abremar prevê 4 mil novos empregos diretos durante o período. Os navios de cruzeiros representam um incremento de 40% nas economias das cidades portuárias, segundo a associação.