O 38 º Congresso Brasileiro de Agências de Turismo– ABAV 2010 terá como tema central Agente e Cliente: a Melhor Relação. Com seminários simultâneos durante os dois dias de Congresso técnico, os agentes serão colocados frente a frente com líderes empresariais de vários segmentos da cadeia produtiva do turismo com um único objetivo – aparar as arestas e fidelizar as relações com o cliente final.
“O agente de viagem precisa focar no seu cliente. Ele não trabalha para companhias áreas, nem qualquer outro fornecedor de produto ou serviços turísticos, mas para o seu cliente. Precisa encontrar novos caminhos para atingi-lo, conquistá-lo e torná-lo fiel. Esse novo formato proporcionará uma discussão franca e mais produtiva entre quem atende o consumidor e seus diversos fornecedores”, afirmou o presidente da ABAV, Carlos Alberto Amorim Ferreira.
Os debates ajudarão a ABAV a diagnosticar entraves que dificultam as relações com o consumidor e, com isso, apontar soluções que deverão ser utilizadas para orientar uma nova postura de mercado para as agências. “Atualmente, todos da cadeia querem vender direto para o consumidor. Esse é um movimento normal. No entanto, poucos estão realmente preparados a prestar um atendimento de qualidade. A prova está na quantidade crescente de consumidores desassistidos quando as coisas dão errado. É esse espaço que o agente precisa ocupar”, explica Ferreira.
As “Rodadas de Oportunidades”, como estão sendo denominadas, acontecerão a partir das 9h30, com um café da manhã, em formato de debate para estimular a interatividade. Não haverá, como nos anos anteriores, pré-inscrições. As vagas serão limitadas e preenchidas por ordem de chegada. Os temas se repetirão posteriormente, no dia seguinte. Os seminários seguem até realização das sessões plenárias, que seguem das 12h às 14h.