Um carro eléctrico, mais de 20 condutores numa viagem de duas semanas pelo país. É assim que a EDP pretende dar a volta a Portugal. O EDP Tour Sustentável arrancou esta manhã da praça Marquês de Pombal, em Lisboa, e chega ao Porto no dia 13 de Abril para a inauguração da nova sede da empresa.

Até lá, mais de 20 colaboradores do grupo EDP vão percorrer o país de carro eléctrico, ao longo de 13 etapas que passam por Setúbal, Évora, Portalegre, Abrantes, Castelo do Bode, Leiria, Figueira da Foz, Coimbra, Aveiro, Viseu e Vila Real. Os condutores vão ter que promover o conceito pelas cidades por onde passam e relatar os episódios da viagem num diário de bordo. As histórias, fotografias e vídeos resultantes serão divulgados no site da EDP.

Segundo António Mexia, esta iniciativa prova que «já hoje podemos dar a volta a Portugal em carro eléctrico, através das estações de carregamento» existentes. Actualmente há 350 postos instalados, prevendo-se que até ao final de Junho estejam operacionais 1300 pontos de carregamento. Para o presidente da EDP, «a mobilidade eléctrica é um desafio para mais de uma década» e será uma forma de combater a importação de energia fóssil, evitando, assim, a transferência de riqueza para fora do País.

O EDP Tour Sustentável é apenas uma de uma série de iniciativas que a EDP está a promover, no âmbito da Semana Europeia da Sustentabilidade, que decorre entre os dias 9 e 15 de Abril, e cujas acções têm como tema a eficiência energética. Um objectivo que a generalização da mobilidade eléctrica ajudará a atingir e em que a EDP quer dar o exemplo. Para além da liderança do desenvolvimento da rede nacional de carregamento eléctrico, a EDP tem já uma das maiores frotas eléctricas.

Desde 2000 que tem vindo a adquirir carros eléctricos para a sua frota, detendo neste momento 12 viaturas eléctricas e 39 carros híbridos, cinco dos quais também equipados com sistema eléctrico. Com estes veículos, a EDP evita a emissão de 3,5 toneladas de CO2 para a atmosfera.

fonte: Ambiente Online