Cientistas da área ambiental de diversos países discutem nesta semana, em Londres, durante o evento Planet Under Pressure (Planeta sob Pressão), temas relacionados à Rio+20 –a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que acontece entre 13 e 22 de junho na capital fluminense.

Veja animação apresentada por cientistas em Londres, que mostra aumento das emissões de carbono na atmofera desde o início da Revolução Industrial:

A proposta é influenciar a agenda e as discussões na Rio+20 com a formalização e o envio de um documento representativo dos pontos de vista dos pesquisadores.

“Será a última oportunidade de manifestar nossos pontos de vista e questionamentos e destacar que a ciência já avançou o conhecimento e tem contribuições significativas para dar às discussões ambientais e para tentar evitar que a RIO+20 se torne um evento puramente político”, disse Carlos Joly no site da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

Joly é coordenador do programa Biota-Fapesp e diretor do Departamento de Políticas e Programas Temáticos da Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.