Por Equipe AE
São Paulo – A Embraer informou hoje que recebeu a certificação de tipo TC da Autoridade de Segurança de Aviação Civil da Austrália para que o jato Phenom 300, da categoria light, possa operar no país. Certificado primeiramente em dezembro de 2009 pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e pela Administração de Aviação Federal (FAA), dos Estados Unidos, a aeronave está atualmente autorizada a operar em mais de 40 países, incluindo Áustria, Dinamarca, Emirados Árabes Unidos, França, Indonésia, Marrocos e Reino Unido, entre outros.
“Esta certificação expande a aceitação do programa Phenom 300 no mundo e reforça a nossa oferta de produtos para clientes na Ásia Pacífico”, afirmou, em comunicado, o diretor de Marketing e Venda da empresa para a Ásia Pacífico – Aviação Executiva, José Eduardo Costas.
Certificado para voar a uma altitude de 45 mil pés (13.716 metros), o Phenom 300 tem alcance de 3.650 quilômetros (1.971 milhas náuticas), incluindo reservas de combustível NBAA IFR, o que permite à aeronave conectar toda a Austrália, de Perth para Melbourne, de Darwin para Brisbane ou ainda de Sydney para Wellington (Nova Zelândia), segundo a Embraer.
O Phenom 300 foi lançado em 2005, junto com o jato Phenom 100, e atualmente cerca de 250 aeronaves da família Phenom estão em operação em todo o mundo. Em 2010, 26 Phenom 300 foram entregues.
Fonte: VEJA