Ao considerar a Oktoberfest de Blumenau um “produto turístico maduro”, o presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Vinicius Lummertz, disse que o próximo passo para que a festa cresça, tanto em volume de turistas quanto em qualidade e conforto para os visitantes, será uma campanha para internacionalizar o evento. A expectativa dos organizadores para este ano é reunir 500 mil pessoas.
“Está na hora de sermos mais contundentes em nossas ações para atrair não só os turistas de países vizinhos, como Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile, mas também os europeus. Por que não? Sabemos que a Oktoberfest de Munique atrai gente de todo o mundo, mas nossa festa já tem mais de 30 anos, está consolidada, só precisa ser mais divulgada”, resumiu Lummertz.
O presidente garantiu que a Embratur dará todo o apoio necessário para, junto com o trade turístico local, organizar press trips e fam tours para que o festival se torne mais conhecido. Lummertz também ponderou que além de jornalistas especializados e operadores, é preciso sensibilizar investidores, em especial os da rede hoteleira, que hoje é insuficiente para atender o grande público que participa da Oktoberfest e demais festas que acontecem em outubro em Santa Catarina.
Vinicius participou do desfile de abertura da festa, na noite de quarta-feira (5), e depois, no principal pavilhão da festa, abriu, junto com o secretário de Turismo de Blumenau, Ricardo Stodieck, o primeiro barril de chope. Somente nesta primeira noite, mais de 20 mil pessoas se divertiram nos pavilhões, ao som de música tradicional dos descendentes de alemães e outros povos europeus que colonizaram a região do vale do rio Itajaí.
Lummertz passou a quinta-feira (6) percorrendo os pavilhões, conhecendo novos detalhes da organização do evento e divulgando o apoio que a Embratur já dá e continuará prestando ao evento. Esta é a 33ª edição do evento, que se realizará até o dia 23 de outubro. Entre as novidades deste ano está a programação do Parque de Diversões, instalado no terreno ao lado da festa. Na gastronomia, a inovação é o Espaço Funcional, que oferece alimentos sem glúten, destinado aos celíacos e vegetarianos.
(Jornalista Artur Hugen, com informações da Embratur)