Uma empresa de transportes de Glasgow, na Escócia, retomou os testes com um ônibus anfíbio nesta terça-feira, um dia depois de a primeira experiência ter sido suspensa por um problema técnico.

O chamado Amfibus teve de parar de funcionar na segunda-feira, menos de uma hora depois de ter entrado do Rio Clyde, quando um airbag escapou de uma parte da suspensão do veículo.

O ônibus anfíbio, que é de fabricação holandesa e custa 700 mil libras (pouco mais de R$ 2 milhões), foi consertado imediatamente para que os testes fossem retomados.

Nas ruas, o veículo funciona como um ônibus normal, e na água ele utiliza uma espécie de casco para flutuar.

Balsa
O Amfibus é uma das várias iniciativas que o governo escocês está testando para substituir uma balsa que deve ser cancelada em março devido a um corte de despesas.

“Acreditamos que este ônibus será particularmente adequado para ligar as duas margens do Rio Clyde, em uma viagem sem interrupções”, disse Steve Stewart, representante da Stagecoach, empresa que está testando o veículo.

Segundo a empresa, o único Amfibus já usado na Grã-Bretanha serviu para excursões e passeios, mas não para transportar a população para o trabalho.

“Este serviço tem um grande potencial”, afirmou Stewart.

Folha de São Paulo