O tema do encontro “Como posso te ajudar?”, foi promovido pela a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) em parceria com a CPB e o Senac
O ano de 2016 será significativo para o esporte mundial com a realização dos Jogos Olímpicos (5 a 21 de agosto) e Paralímpicos (7 a 18 de setembro) no Rio de Janeiro. Além de um marco para os competidores nacionais, o evento é uma oportunidade para as empresas do segmento de turismo que poderão aproveitar a ocasião para ofertar serviços e produtos para turistas dos mais de 206 países participantes.
Diante da grandiosidade do espetáculo, empresas que oferecem um atendimento personalizado e voltado para a acessibilidade terão destaque especial. Dados do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) resaltam que hoje existem cerca de 45 milhões de pessoas com algum tipo deficiência no Brasil, um público economicamente ativo que constantemente viaja a negócios e a lazer e exige um atendimento com maior individualidade, segurança e confiabilidade.
Esse foi o tema do encontro “Como posso te ajudar?”, promovido pela a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) em parceria com a CPB e o Senac, que teve como foco a discussão entre profissionais do setor aéreo e renomados atletas paralímpicos sobre as experiências e dificuldades durante viagens aéreas.
Entre as principais alertas para segmento está a melhoria dos aeroportos em relação a problemas com o despacho de bagagens, com intuito de evitar danos em equipamentos como cadeiras de rodas e aparelhos ortopédicos; maior proatividade dos atendentes com relação às retiradas de malas das esteiras no momento do desembarque; além da ajuda dos atendentes de bordo no momento de colocar e retirar as bagagens de mão do bagageiro das aeronaves, que atualmente apresentam altura padrão.
Os aeroportos do Rio de Janeiro, Galeão e Santos Dumont, foram elencados como alguns dos melhores terminais de passageiros do país no atendimento de pessoas com algum tipo de deficiência, com sinalizações modernas e atendimento diferenciado.
As novas tecnologias são de grande apoio para esse público que hoje dispõe de totens informativos, cardápios em braile nas praças de alimentação, profissionais para atendimento na Língua Brasileira de Sinais (Libras), telefones especiais para deficientes auditivos, veículos de transporte totalmente acessíveis, além do piso tátil para deficientes visuais.
Outro case apresentado durante o encontro da Abear foi do segmento hoteleiro, com menção ao Hotel Fazenda Parque dos Sonhos, em Socorro (SP), reconhecido pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) como hotel excelência no atendimento no meio de hospedagem acessível, sendo um dos dois únicos hotéis no país a deterem o certificado da associação – outro hotel certificado é o Campo dos Sonhos, também em Socorro.
A unidade oferece aos visitantes com deficiência ou mobilidade reduzida atrações adaptadas como rapel, tiroleza, boiá-cross, arvorismo, canoagem, entre outras, por meio de cadeiras de rodas adaptadas ou específicas para as atividades. O hotel também dispõe de recursos como piso tátil, sinalização horizontal e vertical, estacionamento privativo, cardápio e mapas em braile, além de adaptação em todas as acomodações.
Agregando ao princípio de integração e inclusão social, já está disponível no mercado o aplicativo Via Voz, desenvolvido pela empresa O Meu Futuro, que oferece aos deficientes visuais um suporte para orientação ao transitarem em qualquer ambiente público, sem a necessidade de ajuda de outras pessoas.
O aplicativo pode ser baixado em qualquer smartphone, gratuitamente, e oferece orientação por meio auditivo de lugares como banheiros, elevadores, auditórios, terminais, praças de alimentação, entre outros. Atualmente o Via Voz já opera em rodoviárias, shoppings e algumas repartições públicas. Em sua segunda fase, o aplicativo irá expandir para atender a outros tipos de público.
Fonte: ABAV