A beleza do São João foi retratada por estudantes da Pós-Graduação em Design de Interiores da Unifacisa e por alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Instituição. O Partage Shopping, de Campina Grande, será é palco deste evento até o dia 02 de julho.

A beleza do São João foi retratada por estudantes da Pós-Graduação em Design de Interiores da Unifacisa e por alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Instituição no espaço Junino Unifacisa. A proposta foi uma parceria para retratar a regionalidade do Nordeste, focando na cultura local e promovendo um espaço de integração e bem estar aos visitantes.

De acordo com a Coordenadora de Pós-Graduação em Design de Interiores da Unifacisa, professora Mestre Mariana Porto Viana, a proposta dos alunos foi montar um espaço aconchegante em que as pessoas pudessem fotografar além de promover a cultura. “Usando palhas, bandeiras, chapéus, destacando a questão da religiosidade através da imagem dos santos, as pessoas estão tendo a oportunidade de vivenciar um pouco mais de nossa cultura. Um espaço agradável que vem chamando atenção dos turistas e clientes que passam pelo shopping”, afirmou.

O Espaço Junino foi coordenado pela professora MsC. Mariana Porto Viana e contou com a participação dos alunos da Pós-Graduação em Design de Interiores da Faculdade: Rilávia Lucena Rocha, Eugênio Aquino, Pedro Henrique Almeida e Viviane Costa. A execução contou ainda com o apoio da professora Danilla Alves e de alunos de Arquitetura e Urbanismo: Hillary Pereira Costa, Mariane Soares de Almeida, Renata Silva Dias de Almeida e Eilson Dias Ramos.

O estudante da Pós-Graduação, Diogo Pontes, que também participou de um dos projetos expostos no shopping, destacou a importância de promover a cultura nordestina através destas ações. “A gente se sente lisonjeado em participar deste trabalho que tem como principal objetivo promover a cultura popular. Aliando beleza, cultura e informação conseguimos um excelente resultado”, disse.

A estudante Nathália Moura, também da Pós-Graduação, afirmou que foram quase dois meses entre a idealização e a execução. “Foi um projeto em que cada um contribuiu um pouco, nas pinturas, na confecção dos mandacarus. Um trabalho em equipe. Eu fico muito orgulhosa, agrega valor e é um diferencial para nossa cidade”, disse.

A professora Mariana Porto destacou que a utilização de materiais reciclados se deve a consciência promovida pelo curso da Unifacisa. “A gente vive hoje um cenário de busca por sustentabilidade e é muito importante que se crie essa consciência de se ter um bom produto e espaço a partir do reaproveitamento. É uma discussão importante para o cenário que estamos vivendo. Eu fico feliz por ver que eles conseguiram aplicar isso e passar para as pessoas que é possível ter bons resultados a partir do reciclado”, afirmou.

Fonte: Centro Universitário Unifacisa