Famílias que vivem em 19 bairros de Manaus foram atingidas pela cheia do Rio Negro, que já ultrapassa os 29 metros. De acordo com a Defesa Civil, o nível das águas cresce em média 2 centímetros por dia e pode ultrapassar a marca histórica de 1953, quando chegou a 29,69 metros.

Apesar da quantidade de famílias afetadas, não há registro de desabrigados. Segundo a Defesa Civil, os moradores de áreas alagadas recebem kits de madeira para que consigam erguer os assoalhos e permanecer nas residências. No total, até a tarde de terça-feira (19), 542 famílias tinham recebido o kit.

O kit madeira entregue aos moradores contém um quilo de pregos, duas dúzias de tábuas e mais uma dúzia de ripas ou de caibros – conforme a necessidade do morador. Parte da madeira distribuída foi apreendida e doada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Outra parte foi comprada pela Prefeitura de Manaus.

Após conseguir o material, os próprios moradores providenciam a construção do segundo piso. Em casos especiais, como a residência de idosos por exemplo, funcionários da Defesa Civil podem ajudar na reforma. Os técnicos também são responsáveis pela construção das pontes e passarelas para facilitar a passagem em locais inundados.

Fonte:  Do G1, em São Paulo