A Comissão da Amazônia realiza nesta terça-feira (25) audiência pública para discutir o financiamento da pecuária na região Amazônica. A reunião fruto do requerimento nº 505/09 do deputado Eduardo Valverde (PT/RO) será às 14 horas, no plenário  15.

De acordo com o parlamentar 40% da pecuária brasileira de corte encontra-se na região Amazônica e é responsável por boa parte das exportações brasileira de carne.  Além disso, quase a metade dos recursos do BNDES, cerca de R$ 5,9 bilhões investido na indústria estão destinados ao financiamento da cadeia produtiva da carne, sintonizando que o crédito das instituições públicas responde por 81% dos financiamentos.

Com esse montante, segundo Valverde, a produção cresceu na ultima década quase três vezes acima da média nacional,  totalizando hoje 70 milhões de cabeça, tencionando permanentemente a floresta e ao mesmo tempo aumentando a emissão de gases que fomentam o efeito estufa.

Outro agravante que tem atraído a “destruição” para a região amazônica, conforme o deputado, são os preços baixo da terra que encontram apenas 4% das áreas regularizadas. “Sem título de terra, pouca é a preocupação ambiental. O recente pacote de ajuda aos frigoríficos anunciados pelo Governo Federal, sem contrapartida ambiental, pode potencializar o efeito destrutivo da atividade na floresta amazônica”, ressaltou.

Participam da audiência, o representante do Ministério do Meio Ambiente, Paulo Guilherme; o representante do BNDES, Márcio Macêdo e  o representante da ONG Amigos da Terra, Roberto Esmeraldi.

Assessoria de Imprensa do deputado Valverde