O Fórum Amazônia Sustentável editou, por ocasião de sua terceira reunião anual, encerrada nesta quinta-feira (29), uma carta pedindo ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que assuma seu papel de líder internacional para mobilizar os governos de todo o mundo por um acordo climático global “ambicioso, justo e com força de lei” durante a conferência do clima da ONU em Copenhague (COP15), em dezembro. O fórum é um movimento que reúne 187 empresas, governos locais e ONGs para promover a sustentabilidade na região.
“Seu apoio como líder global é fundamental para que o acordo de clima não se restrinja a uma carta de boas intenções e seja realmente um compromisso com força de lei internacional”, diz o documento.
O fórum alerta o governo para o risco de fracasso da conferência na Dinamarca, da qual se espera que saia um compromisso global para conter as mudanças climáticas. A carta afirma ser equivocado adiar esse compromisso e o processo de adaptação aos efeitos das mudanças no clima que afetam milhões de pessoas.
“Pedimos que Vossa Excelência reforce publicamente a declaração feita em seu discurso na última Assembléia Geral das Nações Unidas, de profunda preocupação com a relutância dos países desenvolvidos de assumirem sua responsabilidade quando se trata de combater as mudanças climáticas, e que diga aos Chefes de Estado que é absolutamente inaceitável adiar as decisões que devem ser tomadas em Copenhague”, diz a carta ao presidente Lula.
Globoamazônia