O evento será uma grande oportunidade para troca de experiências, conhecer práticas bem-sucedidas de municípios e entidades com realidades comuns, além de debates e palestras temáticas relevantes
Convento São Francisco
Guarujá, no litoral de SP, será o palco do II FT&G – Fórum de Turismo e Gastronomia, que acontece no dia 13 de maio, das 9h às 19h, no Delphin Hotel (Praia da Enseada) e tem como tema, nessa edição, a Sustentabilidade. A entrada é franca e o propósito é promover a adoção de conhecimentos, atitudes e práticas sociais criando referências nos segmentos de Turismo, Gastronomia e Sustentabilidade. Com sugestões inovadoras, a ideia é reunir gestores públicos, prefeitos, secretários e demais dirigentes municipais, pesquisadores, estudantes, empresários, associações e ONGs, entre outros interessados nos temas a serem discutidos no Fórum.
O Instituto Supereco estará participando do painel “Sustentabilidade e Políticas Públicas” por meio de sua fundadora Andrée de Ridder Vieira e de Juliano Hojah e Wagner Gonçalves representando o Projeto Tecendo as Águas, que tem patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, em palestra e estande. Andrée estará apresentando os seguintes temas: Desenvolvimento do Turismo com Base Conservacionista e Políticas Públicas – Corredor de Biodiversidade da Serra do Mar e case de sucesso do Projeto Tecendo as Águas, abordando o Roteiro “Caminho das Águas – Ecoturismo, Turismo Pedagógico, Cultura e História – Litoral Norte de SP”, cujo lançamento oficial está previsto para julho.
“O Fórum será a primeira apresentação para o grande público do Roteiro Caminho das Águas de São Sebastião, como um exemplo de boa prática para as cidades litorâneas do Corredor de Biodiversidade da Serra do Mar. Esperamos que possa inspirar outros municípios a adotá-lo como turismo sustentável, de renda e conservação” – ressalta Andrée.
“O evento tem um tom provocativo. Queremos aglomerar pessoas da área governamental, bem como estudantes, comerciantes e outros interessados, e mostrar ações em turismo e gastronomia a fim de provar que alguma coisa tem que ser feita rapidamente. Já há algumas ações sustentáveis, mas podemos e devemos fazer mais. O tempo do planeta está se esgotando. Enquanto isso, a sustentabilidade caminha a passos lentos. Então temos que nos unir e nos esforçar para fazer alguma coisa logo. A ideia é, inclusive, tornar o Fórum itinerante levando-o para várias cidades do litoral de SP”, comenta Rubens Marcon, diretor do Grupo T&G, organizador do evento em parceria com o Instituto Supereco.
Além dos painéis sobre Turismo, Gastronomia e Sustentabilidade, ao final, o evento abre espaço para falar da importância do esporte no cenário turístico mundial com participação do Museu do Pelé, Museu do Café e do Santos Futebol Clube. Tendas ambientadas com temas dos projetos apresentados durante o Fórum são outra atração gratuita do evento. Haverá opção de almoço pago ao redor da piscina do hotel.
Será uma grande oportunidade para troca de experiências, conhecer práticas bem-sucedidas de municípios e entidades com realidades comuns, além de debates e palestras temáticas relevantes. Ao final do Fórum haverá um coquetel de confraternização. Para assistir as palestras do Fórum gratuitamente basta comparecer à Avenida Miguel Stéfano, 1.295, Praia da Enseada, sujeito à lotação máxima do auditório.
O Fórum tem especial apoio do Convention e Visitors Bureau de Santos e participação das prefeituras do Guarujá, Santos, Cubatão, São Vicente, Bertioga e São Sebastião, Ilha Bela, Peruíbe, Praia Grande, Itanhaém, Ilha Comprida, Cananeia, Iguape, Barretos e Guaratinguentá.
Saiba mais acessando www.
Conheça um pouco do “Caminho das Águas”
O Convento Nossa Senhora do Amparo, que data de 1658 e fica no bairro de São Francisco, em São Sebastião, é um dos atrativos mais conhecidos do roteiro turístico sustentável e com valorização da comunidade, seus saberes e fazeres, desenvolvido dentro do objetivo “Caminho das Águas” do Projeto Tecendo as Águas. Na rua Martins do Val, no mesmo bairro, há diversas construções dos séculos XIX e XX que ainda preservam suas fachadas com técnicas que incluem alvenaria de pedra e as cimalhas (beirais).
O ateliê da ceramista Maria Aparecida Ivanov, conhecida na região como Cida, é um local onde se pode conhecer as tradicionais panelas de barro. Cida reproduz as panelas e demais artigos de cerâmica com a mesma técnica que foi passada de geração a geração desde a época dos índios até a chegada dos africanos, culminando num legado único de cultura local.
No Centro Histórico de São Sebastião destaque para a Praça das Bandeiras, do século XX e Igreja da Matriz (século XVII), primeira igreja construída no município que possui traços arquitetônicos jesuítas com vários símbolos ocultos da maçonaria como a guirlanda e o altar mor de madeira. O roteiro ainda é composto pela Capela São Gonçalo, Casa de Câmera e Cadeia, todos do século XVII, e Casa Esperança e Casa das Janelas do século XVIII. Uma empolgante viagem ao passado, com atrativos bem próximos um dos outros.
A ideia do Caminho das Águas também foi identificar ausência de sinalização das atrações turísticas e culturais (o que prejudica bastante a visitação desses locais), além de atrativos entre o Centro de São Sebastião e o bairro São Francisco, como o Sítio Arqueológico (localizado a 270 metros de altitude em meio ao Parque Estadual da Serra do Mar), a Trilha do Pinhoeiro, a Fundação Mar (Fundamar), o Centro de Biologia Marinha da USP (Cebimar) e o Balneário dos Trabalhadores criado para receber o turismo de um dia.
Quem faz
O Projeto “Tecendo as Águas” é realizado em parceria com a Chevrolet e o Instituto Educa Brasil, com patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental e tem seis objetivos que se conectam no sentido de trabalhar a floresta, a água, educação, saúde, cultura, turismo, geração de renda e qualidade de vida: “Saberes das Águas”, “Se Ligue nas Águas”, “Conhecendo as Águas”, “Caminho das Águas”, “Águas da Mata” e “No Ritmo das Águas”. Conta também com o apoio do Comitê das Bacias Hidrográficas do Litoral Norte (CBHLN), das prefeituras de São Sebastião e de Caraguatatuba, do Instituto Trata Brasil, da rede Made In Forest, do Centro de Educação Ambiental de Guarulhos (CEAG) e da Organização Brasileira de Mulheres Empresárias (OBME).
Sobre o Instituto Supereco
O Supereco é uma OSCIP que atua há 20 anos com a missão de promover a educação ambiental como ferramenta estratégica de conservação ambiental aliada ao desenvolvimento humano. Os 23 Programas, projetos e intervenções de educação pela sustentabilidade, abrangendo todos os Biomas do Brasil, formaram mais de 11.500 educadores e lideranças multiplicadoras em educação ambiental, atenderam mais de 1,5 milhão de crianças e jovens em programas de educação ambiental presencial e à distância, contemplaram 905 mil participantes diretos nas intervenções socioambientais e produziram 135 publicações especializadas na área. Site www.supereco.org.br
COMO PARTICIPAR DO TECENDO AS ÁGUAS
Os moradores da região do litoral norte podem participar ativamente das ações socioambientais do Projeto Tecendo as Águas cuja sede fica no centro histórico de São Sebastião. Basta acompanhar o calendário de ações pelo facebook do projeto e se inscrever em oficinas, mutirões, concursos e eventos culturais. Há várias ações aos finais de semana, cursos com certificado e atividades que podem acolher voluntários, artistas, ambientalistas, estudantes, professores, agricultores, comerciantes e qualquer pessoa interessada em meio ambiente e sustentabilidade. Para quem não está no litoral norte de SP, o convite é para acompanhar e postar sugestões na página Tecendo as Águas do facebook (Facebook.com/TecendoasAguas)