Sexto canal esportivo da TV paga chega ao Brasil com investimento de US$ 200 milhões e estreia em fevereiro

Na TV aberta, Globo terá direito a um jogo da Libertadores por semana; Sportv, da Globosat, fica de fora

RICARDO FELTRIN
EDITOR DO “F5”

Estreia em fevereiro o Fox Sports, sexto canal esportivo da TV paga no país.

Propriedade da NewsCorp, do megamilionário Rupert Murdoch, a marca desembarca com um investimento estimado em US$ 200 milhões para os próximos dois anos e tem a exclusividade de transmissão das copas Libertadores e Sul-Americana 2012, na TV por assinatura.

O canal estreia na primeira semana de fevereiro, já avisou aos concorrentes que exercerá direitos de exclusividade dessas competições e diz que exibirá 126 jogos da Libertadores (nove por semana), a partir de 8 de fevereiro, quando começa a chamada “fase dos grupos”.

Foi por isso que a Globosat informou melancolicamente ao mercado, na última terça-feira, que seus canais estavam fora da Libertadores a partir do ano que vem. No entanto a Fox vai continuar cedendo à TV Globo (aberta) o direito a um jogo da competição por semana.

Trata-se de um dos maiores investimentos já feitos por um único canal na TV paga brasileira. Com sede no Rio, terá uma equipe de 150 pessoas, entre repórteres, apresentadores, comercial, site e área técnica.

Um dos primeiros contratados é Eduardo Elias, que hoje apresenta o “MTV Rock Gol”. A Fox está assediando e fazendo várias propostas a jornalistas esportivos e pode anunciar em breve a contratação de Nivaldo Prieto, hoje na Band.

Para Hernan Lopez, CEO da Fox International Channels, o momento é “mágico” para a estreia de um canal esportivo que detém os direitos da Libertadores. “Temos muita sorte de estrear com Corinthians, Flamengo, Santos, Fluminense, Vasco e Internacional. Muita sorte ter tantos times populares”, diz.

UNIVERSO EM EXPANSÃO

O vice-presidente da Fox Sports, Eduardo Zerbini, se diz consciente de que o universo de assinantes e de público esportivo da TV paga no Brasil ainda é pequeno.

“Pequeno, mas exigente e apaixonado. O alvo do canal será menos o torcedor e mais o fã do esporte”, afirma.

O grupo midiático estima que a TV paga no Brasil passará das 12 milhões de assinaturas atuais para 40 milhões nos próximos três anos.

O canal, no entanto, não vai tirar proveito da Olimpíada de 2012 ou da Copa do Mundo de 2014, pois a negociação para essas competições já terminou.

TV ABERTA NA TV PAGA

Segundo ranking feito nas oito principais praças do país, os quatro canais mais vistos na TV por assinatura são canais abertos: Globo, Record, SBT e Band.

Isso significa que o telespectador está pagando para ter cabo ou satélite, tem chance de variar o cardápio, mas prefere manter seus velhos hábitos de entretenimento.

O quinto colocado (primeiro canal pago da lista) é o Discovery Kids. O Sportv ocupa a sexta posição, e o Sportv 2 ocupa a 13ª posição (veja quadro acima). Entre os canais esportivos, o que tem a menor audiência é a Bandsports, cuja participação no universo de TVs pagas ligadas é de apenas 0,04%.

O Fox Sports tem o maior acervo de competições esportivas no mundo: inclui Libertadores, a Nascar, torneios de tênis da ATP e UFC, entre outros. Vários desses esportes são exibidos atualmente pelos concorrentes Sportv, ESPN e Bandsports.

Esses canais pagam para ter esse conteúdo exclusivo da Fox. Isso não deve mudar, segundo o grupo norte-americano.

“Não viemos aqui para prejudicar concorrentes”, diz o CEO Lopez, questionado sobre se os rivais seriam excluídos desse conteúdo. “Não temos o menor interesse em chegar ao Brasil para destruir ou criar uma disputa encarniçada de mercado”, diz.

“A Globo é nossa amiga e vai exibir um jogo da Libertadores por semana.” A partida continuará sendo exibida às quartas, depois da novela.

Apesar da mensagem de “paz e amizade”, o CEO não revela se vai competir e exibir a mais nova joia adquirida pela “amiga” brasileira, o badalado UFC. Porque, se quiser, o Fox Sports também detém esse direito.

fonte: folha de sp