O Banco do Brasil e o Governo do Pará assinaram, na segunda-feira, 26/4, uma parceria que pretende potencializar o desenvolvimento do turismo no estado por meio de uma linha de financiamentos da ordem de 100 milhões de reais. Os recursos serão destinados ao financiamento de empreendedores das mais diversas atividades ligadas ao turismo, desde os de pequeno porte aos de grande porte, assim como para os municípios, que poderão custear obras de infraestrutura.

Na oportunidade, o superintendente do BB, João Batista Trindade, assinou a liberação de financiamentos para dois empresários do turismo, um ligado à hotelaria e o outro ao transporte turístico, na presença da governadora do Pará, Ana Júlia Carepa.

A governadora comemorou a assinatura do convênio citando indicadores turísticos do Ministério do Turismo. “Ano passado vieram ao Pará 55.366 mil turistas estrangeiros, um acréscimo de 3,8% comparado com 2008. Esse crescimento gerou uma taxa de ocupação de rede hoteleira para 56,8%, o que é muito bom”, disse a governadora. “O turismo faz parte da estratégia do desenvolvimento do estado do Pará”, complementou Ana Júlia, que indicou os grandes investimentos na industrialização do estado como determinantes para o crescimento do setor de turismo.

Luiz Souto, presidente da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), lembrou o grande número de empregos gerados direta e indiretamente pelo turismo no estado. “Em 2009, o mercado do turismo no Pará registrou um total de 80.478 empregos gerados, sendo 20.119 diretos e 60.359 indiretos, um índice 3,04% a mais do que em 2008”. Este acréscimo da quantidade de turistas no estado representou a injeção de mais de 860 milhões de reais na economia paraense.

Assessoria de Imprensa