Os recursos integram a Política Nacional de Gestão Ambiental em Terras Indígenas (PNGATI), criada em 2012

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, anunciou na quarta-feira (22/04), o resultado da chamada pública do Fundo Amazônia, que destinará recursos financeiros para monitoramento e fiscalização ambiental em terras indígenas no bioma Amazônia, entre outras ações previstas nos Planos de Gestão Territorial e Ambiental.

Os recursos integram a Política Nacional de Gestão Ambiental em Terras Indígenas (PNGATI), criada em 2012. Oito propostas foram contempladas pelo edital do Fundo Amazônia, gerido pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Elas abrangem 44 terras indígenas e cobrem cerca de 44% do território indígena da Amazônia.Essas terras têm um papel fundamental na conservação ambiental e no combate ao desmatamento.

Também participaram da cerimônia o secretário executivo do Ministério da Justiça, Marivaldo Pereira, o presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Flávio de Azevedo, o vice-presidente do BNDES, Wagner Bittencourt de Oliveira, o representante dos povos Ashaninka, Francisco Pîyako, e membros da Coordenação das Nações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB).

Fonte: www.mma.gov.br