«A maioria das empresas tem como objectivo tornar-se mais verdes», afirma Carolina Afonso, directora de marketing da Asus Portugal, considerando que «o “green” é mais do que uma palavra de ordem para as marcas nos dias de hoje» e, por isso, são cada vez mais as empresas que apostam no marketing sustentável: «Actividades desenvolvidas para gerar e facilitar quaisquer trocas com a intenção de satisfazer os desejos e necessidades dos consumidores, desde que a satisfação de tais desejos e necessidades ocorra com o mínimo de impacto negativo sobre o meio ambiente», define Carolina Afonso.
Ora, num cenário em que as preocupações ambientais marcam a actualidade, o marketing sustentável deve ser encarado como um «factor de diferenciação, inovação e compromisso com as gerações futuras, constituindo estas vantagens inerentes quer ao nível estratégico quer ao nível operacional».
Há ainda que ter em conta as crescentes preocupações dos clientes com estas questões: «O consumidor está mais atento aos produtos que compra e sobretudo a quem compra», sublinha a investigadora e autora do Livro “Green Target – As novas tendências do Marketing”, que analisa “O perfil dos novos consumidores”. Segundo este estudo, «o consumidor português já se encontra sensibilizado em relação ao tema, no entanto, muito ainda existe por fazer no que diz respeito à forma como as empresas elaboram e comunicam as suas estratégias de marketing sustentável», resume a autora.
Neste contexto, Carolina Afonso defende a necessidade de que o promotor das campanhas assuma «um compromisso com três premissas essenciais: ser-se genuíno, isto é, a existência de conformidade entre aquilo que é publicitado e as reais promessas do produto; educar o consumidor, demonstrando que os produtos verdes comercializados reflectem a própria cultura da empresa que implica a existência de uma política e prática ambiental credível e por fim dar ao consumidor a possibilidade de participar no processo, convidando-o a emitir inputs e envolvendo-o nas próprias acções».
Estas são algumas das temáticas que vão estar em destaque no Curso de Marketing Sustentável que o jornal Água&Ambiente vai promover no próximo dia 17 de Março e no qual Carolina Afonso é uma das formadoras.
fonte: Ambiente Online