Com o objectivo de assegurar a protecção de quatro milhões de residentes contra eventuais cheias do Reno, a Holanda decidiu implementar o programa nacional Room for the River (Dar espaço ao rio). O projecto, que começou em 2007, envolve 30 municípios, cinco províncias e dois ministérios.

As cheias de 1995 e os prejuízos humanos e materais que daí resultaram, a subida do nível do mar, e os períodos de chuva mais intensos e frequentes foram os grandes motivos para levar avante medidas  que passam por dar espaço ao rio, inundando algumas áreas – e realojando agricultores e habitações – , para aumentar a segurança nas restantes. Reposicionar os diques, aumentando a sua altura, em alguns casos, é outro dos exemplos das intervenções que estão a ser feitas. As autoridades acreditam que estas medidas irão reduzir em 30 centímetros o nível da água nos afluentes do Reno.

As intervenções – que terminarão em 2015, estão a ser desenvolvidas em mais de 30 locais , com um investimento total de 2,3 mil milhões de euros. A capacidade de descarga será de 16 mil m3/segundo , deixando a zona livre de qualquer cheia.
Autor / Fonte

Diana Catarino