Às 20h30 de sábado, 27 de março, na maior mobilização da Terra contra o aquecimento global, 1 bilhão de pessoas no mundo todo devem apagar as suas luzes por sessenta minutos. No lançamento da contagem regressiva para a Hora do Planeta 2010, Mei Lan, a ursa panda que voltou recentemente para a China após uma missão diplomática em Atlanta (EUA), foi designada como Embaixadora Mundial do evento.
O lançamento da Hora do Planeta 2010 ocorreu em Chengdu – a primeira cidade da China a assumir o compromisso de apagar as suas luzes – e cidade natal da ursa panda Mei Lan. Símbolo da Rede WWF, os pandas gigantes habitam Chengdu há mais de 8 milhões de anos.
Chengdu se une aos mais de 70 países de todo o mundo, incluindo o Brasil, que já aderiram ao “apagar as luzes”. Entre eles estão também quatro países de quatro continentes diferentes, que participam pela primeira vez da Hora do Planeta – Paraguai, Mongólia, Madagascar e a República Tcheca.
No Brasil, pelo segundo ano consecutivo, o WWF-Brasil promove o evento. Em 2009, milhões de brasileiros apagaram as suas luzes e mostraram que sua preocupação com o aquecimento global. No total 113 cidades brasileiras, incluindo 13 capitais, participaram da Hora do Planeta. Ícones como o Cristo Redentor, a Ponte Estaiada, o Congresso Nacional e o Teatro Amazonas ficaram no escuro por sessenta minutos.
Redação Terra