O Ibama vai conceder nesta quinta-feira (30) licença de instalação que autoriza as obras de pavimentação de um trecho de 250 quilômetros da BR-163 (Cuiabá-Santarém), informa a Agência Brasil. Será a primeira de 11 licenças ambientais para grandes obras que serão concedidas pelo instituto até o fim de setembro.

Novas licenças para outras obras na mesma BR-163 estão previstas para os dias 30 de agosto (pavimentação de 100 quilômetros) e 30 de setembro (asfaltamento de mais 350 quilômetros).

“Como é uma rodovia que passa por uma área que sofreu desmatamento extremo, temos que ter mais cuidado. Equipes fazem vistorias em cada um dos pedaços para ver se os problemas foram sanados em relação às populações tradicionais e aos impactos ambientais”, disse o presidente do Ibama, Roberto Messias, à Agência Brasil ao justificar o fracionamento das licenças.

A pavimentação da BR-319, que liga Porto Velho a Manaus, por sua vez, vai esperar por mais tempo para obter licença. Oficialmente concluída em 1976, a rodovia, que corta um longo trecho de floresta ainda intocada, tem cerca de metade de seus 887 km intransitáveis.

Sua reconstrução está prevista no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo, e é de importância estratégica para a capital amazonense, que no momento é acessível do centro-sul do país apenas por via aérea ou fluvial. Por outro lado, teme-se que a via abra uma nova frente de desmatamento, a exemplo do que aconteceu com rodovias no Pará e em Mato Grosso. Por causa desse risco, foi criada uma série de condicionantes para sua renovação, como a criação de diversas reservas em seu entorno, além de barreiras de controle militares.

“Essa criação de novas unidades de conservação, como tem enfatizado o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, não pode ser no papel apenas. Tem que ter efetivamente a implantação para que se possa ir à frente no licenciamento”, afirmou Messias à Agência Brasil.

Do Globo Amazônia