A gestão ambiental da América Latina Logística – ALL foi reconhecida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA. A maior empresa de logística da América Latina e maior companhia ferroviária do Brasil desenvolveu estudos ambientais e análises de riscos de toda a sua operação, o que subsidiou a emissão da Licença de Operação do IBAMA no Rio Grande do Sul.

Segundo a analista de gestão da ALL, Renata Bonikowski, a obtenção do documento, com validade de quatro anos, reflete o empenho da empresa em se adequar a legislação vigente. “Além de ser um diferencial competitivo, pois somos pioneiras na obtenção deste licenciamento no Brasil, evidencia a nossa responsabilidade socioambiental”.

Desde 2000, a empresa vem buscando novas tecnologias para a substituição de dormentes de madeira nativa. Hoje, a ALL utiliza dormentes ecológicos da sua própria floresta. O sistema de gestão ambiental da ALL engloba ainda o tratamento dos efluentes líquidos gerados em operações de lavagens de locomotivas e vagões; a utilização de sistemas de captação de água da chuva sem utilização de energia elétrica; e a capacitação constante dos colaboradores, para atividades como coleta seletiva, abastecimento de locomotivas e caminhões, redução do consumo de água e energia elétrica.

Somam-se as ações da empresa, a realização, trimestral, de auditorias ambientais por profissionais externos; o gerenciamento de resíduos sólidos em todas as unidades geradores; e o envio de resíduos recicláveis para usinas de reciclagem, assim como todo o óleo lubrificante usado nas operações;

ALL – A empresa possui uma malha de 21.300 mil quilômetros de extensão, que abrange os estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, no Brasil, e na regiões de Paso de los Libres, Buenos Aires e Mendoza, na Argentina. Opera uma frota de 1.060 locomotivas, 31 mil vagões e 1.000 caminhões, entre próprios e agregados, e conta com unidades localizadas em pontos estratégicos para embarque e desembarque de carga.

No Rio Grande do Sul, a operação logística de cargas por ferrovia engloba, entre outros, os municípios de Canoas, Santa Maria, Uruguaiana, Pelotas e Rio Grande, na movimentação de produtos como soja, milho, arroz, trigo, adubo, madeira, cimento e produtos industrializados. Entre seus principais clientes estão empresas como Cargill, Bunge, AmBev, Unilever, Votorantim, Scania, Petrobrás e Gerdau.

Assessoria de Imprensa da ALL