Um incêndio atinge ao menos desde segunda-feira (5) a serra da Canastra, em Minas Gerais. De acordo com o Corpo de Bombeiros, uma área de cerca de 5 km2 (500 hectares) foi atingida pelas chamas, concentrada principlamente no município de Delfinópolis (433 km de Belo Horizonte).

Não há registro de pessoas feridas ou imóveis atingidos. Os bombeiros contam com ajuda de brigadistas do ICM-Bio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), da Polícia Ambiental e de uma usina açucareira localizada na região.

Segundo Darlan Alcântara de Pádua, chefe do Parque Nacional da Serra da Canastra, a maior parte das chamas se concentra dentro do parque, que possui uma área de 200 mil hectares. Não há informações sobre as causas do incêndio.

Pádua disse que as chamas tiveram início na última quinta-feira (1º) e que o trabalho foi feito inicialmente por brigadistas e servidores do instituto. “Nós registramos a ocorrência na quinta-feira. Utilizamos inclusive um helicóptero para ajudar a apagar as chamas, que tiveram início em uma área de difícil acesso”, afirmou Pádua.

Distante cerca de 350 km de Belo Horizonte, o Parque Nacional da Serra da Canastra foi criado em 1972 e abrange os municípios de São Roque de Minas, Sacramento e Delfinópolis. De acordo com o Ibama, a vegetação predominante no parque é formada por vegetação rasteira –o que facilita a propagação do fogo.

FSP