Ontem, 9 de janeiro de 2012, nosso barracão foi atingido por um incêndio. Não é certa a origem, nem as causas do mesmo, para tal a perícia técnica está avaliando o caso e em breve, assim que possível, daremos maiores detalhes. O que nos alenta é que não tivemos feridos.  Este ocorreu no fundo do barracão, onde se encontravam as esculturas de carnavais antigos e se alastrou rapidamente.
Tivemos sim alguns danos em novas alegorias que já se encontravam prontas e embaladas, bem como esculturas e materiais novos, mas danos superficiais e possíveis de serem recuperados antes do carnaval.  Assim que houve condições seguras decidimos, rapidamente, retirar do local tudo que estava nos ateliês de fantasias, almoxarifado, maquinários, ferragens, instalações de cozinha e dormitórios, bem como as alegorias, mesmo porque as estruturas do viaduto correm o risco de terem sido abaladas e a defesa civil interditar o mesmo.  Preocupados com a segurança e com as condições de trabalho de nossos funcionários, estamos reorganizando todo material e criando novas estratégias e locais para darmos sequência às atividades do barracão. Gostaríamos de dizer que tudo que está ao nosso alcance está sendo feito para recuperarmos a normalidade o mais breve possível.
Agradecemos a todos que de alguma forma colaboraram e se empenharam nesta luta em resguardar o nosso carnaval. Fomos sim atingidos por uma fatalidade, igual a estas que acontecem nas nossas vidas e nos tiram o fôlego e nos fazem acreditar no impossível. Mas, sempre sabemos que de algum lugar tiramos a força necessária para se levantar. Em meio ao caos do incêndio de ontem, vimos a nossa comunidade aflita, mas unida em prol do nosso pavilhão. São por estas razões que gostaríamos de dizer que vamos colocar o nosso carnaval na rua, exatamente como foi planejado. Teremos mais trabalho, sem dúvida, mas sabemos que a vitória vem da luta, a luta da força e a força da nossa união. Devemos e pedimos a todos para seguirem o exemplo da nossa Comissão de Frente e Casais de Mestre Sala e Porta Bandeira, pois mesmo diante desta adversidade, estavam à noite no Anhembi ensaiando com a garra e determinação de sempre. A todos os setores e departamentos da nossa escola desejamos o mesmo empenho e tranqüilidade e que seja dada sequência às atividades normalmente, a fim de obtermos um grande desfile. Contamos com cada um para alcançarmos a verdadeira missão de um sambista: levar divertimento, alegria, beleza, fantasia e samba ao povo brasileiro.
Assessoria de Imprensa
G.R.C.E.S. Mocidade Alegre

 

Nota do incêndio – 09/1/2012

O G.R.C.E.S Mocidade Alegre vem à público anunciar que o fogo que atingiu o Barracão da escola, que fica na região da Pompeia, na Zona Oeste já foi controlado pelo Corpo de Bombeiros e nenhum integrante da escola foi ferido.

O incêndio começou na parte de trás do galpão, onde ficam as ferragens e o fogo consumiu apenas esculturas dos carnavais passados. As alegorias do Carnaval 2012 que estão prontas não foram atingidas pelas chamas, bem como, o atelier e outras peças fundamentais para o próximo desfile.

Outras informações serão divulgadas assim que os fatos forem sendo esclarecidos.

Fonte: Mocidade Alegre

Leia abaixo notícia do G1

09/01/2012 16h20 – Atualizado em 09/01/2012 16h22

Diretor da Mocidade Alegre diz que incêndio não deve afetar carnaval 2012

Fogo atingiu barracão da escola de samba na tarde desta segunda-feira.
Funcionários que trabalhavam no local conseguiram sair sem ferimentos.

Marcelo MoraDo G1 SP

Comente agora
Fumaça sai de barracão da Mocidade Alegre na tarde desta segunda (Foto: Marcelo Mora/G1)Fumaça sai de barracão da Mocidade Alegre na tarde desta segunda (Foto: Marcelo Mora/G1)

O diretor de harmonia da escola de samba Mocidade Alegre, Edson Oliveira, que também integra a direção de carnaval da agremiação, disse na tarde desta segunda-feira (9) que o incêndio que atingiu o barracão na região da Pompeia, na Zona Oeste de São Paulo, não deve afetar o desfile. Segundo ele, no local só havia esculturas antigas e um carro alegórico deste ano “que ainda estava na madeira” – ou seja, no início da construção.

“A princípio, não afeta o carnaval de 2012”, disse nesta tarde. O carnavalesco Sidnei França também esteve no barracão. “Conseguimos tirar três carros alegóricos que estavam 100% prontos, outros dois estavam em confecção. Não sabemos ainda se eles foram atingidos. Vamos ter que esperar o fim do trabalho dos bombeiros para saber o que foi perdido”, afirmou.

Mapa (Foto: Arte/G1)

Os dois disseram que o fogo se espalhou muito rápido e ninguém sabe dizer onde começou. Cerca de 50 pessoas trabalhavam no barracão e todos conseguiram sair sem ferimentos. Por volta das 16h, ainda havia muita fumaça na região. Os bombeiros enviaram cinco equipes para tentar conter o incêndio, que teve início por volta das 14h30.

Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a Avenida Nicolas Boer e o Viaduto da Pompeia estavam interditados em ambos os sentidos às 15h. Não havia congestionamento na região no horário. Uma equipe da Eletropaulo também foi enviada ao local.

A Mocidade Alegre é uma das escolas mais tradicionais de São Paulo. Os títulos mais recentes da agremiação foram em 2009, 2007 e 2004. No ano passado, ela ficou na 7ª posição entre as escolas do Grupo Especial.
fonte: Nota Oficial da Mocidade Alegre – 10/1/2012