aprovação da CopaA menos de quatro meses para a Copa do Mundo, uma pesquisa do DataFolha mostra uma queda vertiginosa no número de aprovação para a realização do Mundial no Brasil. Iniciada em 2008, a pesquisa apontava para 79% de aceitação. Neste ano, os índices despencaram para 52%. Em contrapartida, a soma de pessoas que se diziam contra a competição cresceu substancialmente, saltando de 10, para 38%.

A pesquisa mostra que o maior nível de aprovação está nos entrevistas entre 16 e 24 anos, com 63%. O maior nível de rejeição está nas pessoas com mais de 60 anos ou mais, apresentando um resultado de 58%.

No nível de escolaridade, pessoas com ensino superior são esmagadoramente favoráveis a Copa, com 72%. No lado negativo, os pesquisados que cursaram até o ensino fundamental aparecem em destaque, com 56%.

Outro detalhe que ajuda a acentuar a queda nos números favoráveis ao Mundial estão nas cifras referentes a renda familiar mensal. 49% que se declararam contra a competição recebem até 2 salários mínimos.

Ainda de acordo com a pesquisa, a queda na aprovação do público está ligado ao questionamento sobre o “legado urbano” que o torneio deixará no país. Usadas como trunfo, as obras que beneficiarão ao público enfrentam problemas de conclusão. Até o momento, 22 obras já foram excluídas, sendo 19 de mobilidade urbana, 2 em aeroportos e 1 em portos.

Fonte: Portal 2014