Indústria mecânica utiliza esgoto tratado como água de reuso e economiza 2.000 litros de água potável por dia

A preocupação ambiental e a crise hídrica levaram a Indústria Mecânica São Carlos (IMSC), da cidade de Elias Fausto, no estado de São Paulo, a investir em tratamento de esgotos e assim economizar dois mil de água potável por dia.

A Indústria Mecânica São Carlos Ltda (IMSC), que faz usinagem de peças e montagem de conjuntos para a indústria automotiva, construiu a nova sede da empresa, de forma sustentável e com boas práticas ambientais. Desde que se instalou na cidade de Elias Fausto (SP), há três anos e meio, mesmo antes da crise hídrica, a empresa construiu uma estação de tratamento de esgotos para produção de água de reuso e um sistema de captação de água da chuva, este último com capacidade de 1.200m3 de armazenamento.

Essas ações garantiram o certificado ISO 14001 e hoje, a estação de tratamento de esgotos, projetada pela Brasworld Engenharia, produz economia de dois mil litros de água potável por dia, operando com um terço de sua capacidade.

O projeto da Ind. Mecânica São Carlos foi concebido pela Brasworld Engenharia (www.brasworld.net) com a finalidade de alcançar um alto nível de qualidade no tratamento, para que pudesse ser implantado também um sistema de reuso do efluente tratado em atividades que não necessitam de água potável, principalmente na descarga das bacias sanitárias dos banheiros. O reuso controlado de água é um importante instrumento a gestão de recursos hídricos. A utilização de esgotos tratados é uma tendência mundial, em virtude do presente quadro de escassez e da má distribuição de água.

Leia sobre o assunto na Revista Ecoturismo do mês de maio.

Fonte: www.dino.com.br