aeroportoDentro de dois anos os terminais aéreos de Congonhas e Guarulhos contarão com um grande fator de desafogamento, capaz também de facilitar o trânsito rodoviário do Sistema Anchieta-Imigrantes, que une a capital paulista ao litoral. Está previsto para 2015 o início do funcionamento do Aeroporto Civil Metropolitano da Baixada Santista, a ser construído na Base Aérea de Santos, situada no Guarujá. A assinatura de outorga (concessão) da área à Prefeitura do Guarujá foi realizada nesta terça-feira (03/12), com a presença do vice-presidente da República, Michel Temer, e do ministro da Secretaria de Aviação Civil, Wellington Moreira Franco, além de autoridades dos municípios de Guarujá, Santos, São Vicente e Praia Grande.

“O aeroporto irá beneficiar a Baixada Santista e produzir um efeito extraordinário ao estado e ao país”, disse Temer. De acordo com o ministro Moreira Franco, está prevista a construção de 277 aeroportos regionais em todo o Brasil.

Embora o empreendimento não esteja concluído para a Copa, que se realizará em junho de 2014, as prefeituras de Santos e Guarujá, em parceria com a Abear (Associação Brasileira de Empresas Aéreas), estão reivindicando à Conaero (Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias) a liberação do uso da Base Aérea pelas aeronaves das delegações que escolherem os municípios como subsede desse campeonato mundial.

Para o prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, presente ao evento, o terminal irá contribuir para o desenvolvimento da região. “Este era o modal de transporte que faltava e ajudará principalmente na recepção dos nossos turistas”.

O aeroporto de Guarujá atenderá ao turismo de passeio e de negócios, pequenas cargas, manutenção de aeronaves, aviação offshore e executiva, além de atividades correlatas. Também disponibilizará voos comerciais regionais, que terão como destino, principalmente, as cidades do interior e algumas capitais, como o Rio de Janeiro. A prefeita de Gaurujá, Maria Antonieta de Brito, pretende transformá-lo em um aeroporto civil metropolitano, com destino a vários estados do País.

Praticamente todas as companhias aéreas que atuam no Brasil vêm demonstrando interesse em operar no novo terminal, em especial a Avianca e a Azul, que enviaram representantes ao evento para acompanhamento do processo.

 

Análises e Licenças

Agora a Administração Municipal tem 120 dias para providenciar o modelo da licitação do empreendimento, dando início aos trâmites para o começo das obras. A Companhia Estadual de Tecnologia e Saneamento Ambiental (Cetesb) já analisou o local e emitiu um termo que orienta a elaboração do Estudo de Impacto Ambiental. Logo após a obtenção das licenças, a Prefeitura de Guarujá iniciará o processo licitatório para concessão direta à iniciativa privada, visando a construção, exploração, operação e manutenção do equipamento.

Com área de aproximadamente 2,8 milhões de metros quadrados, o aeroporto terá um terminal de passageiros com capacidade para o trânsito de 500 mil passageiros por ano em cerca de 17 voos diários, estacionamento com cerca de 300 vagas, pátio de aeronaves para até quatro estacionamentos simultâneos, vias de acesso interno e de serviço, além de áreas para hangares. Os estudos desenvolvidos apontam para um investimento, por parte da iniciativa privada, em torno de R$ 80 milhões.

Para o presidente da Associação Brasileira de Empresas Aéreas (Abear), Eduardo Sanovicz, a pista do Núcleo da Base Aérea de Guarujá, com 1.390 metros, já é um pouco maior que a do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, aceitando aviões entre 50 e 90 passageiros. Como seu índice PCN é de apenas 32, com um recapeamento asfáltico que aumente essa resistência para um PCN superior a 55 e uma obra de ampliação para 1.600 metros, já haveria condições técnicas de operar até aeronaves Airbus e Boeing.