Espaço gratuito e aberto ao público terá palestras, cinema e apresentações artísticas

O 8º Fórum Mundial da Água deve reunir cerca de 45 mil pessoas entre 18 e 23 de março, em Brasília. Dentro do evento, haverá espaços gratuitos e abertos ao público: a Feira e a Vila Cidadã, localizadas no Estádio Nacional Mané Garrincha. Para ter acesso, o visitante deverá realizar um credenciamento prévio, que já está disponível no site do Fórum.

A Vila Cidadã terá atividades interativas voltadas para a construção de diálogos com a sociedade, com exposições lúdicas repletas de tecnologia, palestras, cinema ao ar livre, apresentações artísticas. É um espaço aberto a todos que quiserem participar e incentivar debates voltados para melhorar o uso consciente da água.

O objetivo da Vila Cidadã é ampliar a consciência, a atenção pública e a participação social para assuntos relacionados à água, além de promover soluções inovadoras para os problemas que os cidadãos enfrentam no cotidiano. A Vila ocupará uma área de 10 mil metros quadrados e funcionará do dia 17, um dia antes da abertura oficial do evento, ao dia 23 de março, sempre das 9h às 22h.

O credenciamento da sociedade também permite o acesso à Feira do 8º Fórum Mundial da Água. Nela, as instituições apresentarão o que pensam e fazem em prol da água. É uma vitrine para produtos, serviços e soluções entre empresas públicas e privadas, consumidores, organizações não governamentais, sociedade e interessados no tema.

A plataforma de credenciamento gratuito para visitantes estará disponível inclusive durante os dias do 8º Fórum Mundial da Água. O credenciamento prévio vai permitir o acesso às atividades da Vila Cidadã e da Feira de maneira mais rápida, evitando filas nos dias do evento.

Atrações da Vila Cidadã

avenida Olhos D’Água será a porta de entrada dos visitantes para a Vila Cidadã, um espaço de entretenimento e educação aberto a toda a população durante o 8º Fórum Mundial da Água. Ao longo do trajeto, fotografias de grandes rios do planeta conduzirão a uma imersão no tema da água e sua importância para manutenção da vida.

Mercado de Soluções apresentará 60 experiências individuais ou comunitárias de diversas partes do mundo, todas relacionadas a boas práticas no uso da água. A ideia é que os visitantes percebam que podem replicar as iniciativas ou criar suas próprias soluções.

Outras experiências poderão ser conhecidas no cinema da Vila Cidadã, que exibirá filmes vindos de diferentes países que tenham relação com a água. Haverá sessões de cinema especiais montadas em quatro horários diários, do dia 18 e 22 de março. Serão exibidos 18 longas e 25 curtas nacionais e estrangeiros com histórias que remetam à conservação e ao uso da água. O Green Film Festival, organizado pelo Filmambiente Festival, premiará os melhores longas e curtas metragem apresentados, escolhidos por um júri internacional e também pela escolha do público.

Uma arena com capacidade para 300 pessoas abrigará conferências, apresentações e talk shows com convidados nacionais e internacionais. A arena será um ponto de encontro para o diálogo e a interação entre os participantes das diversas áreas do 8º Fórum.

Unir os temas água e meio ambiente e relacioná-los ao cotidiano das pessoas é a ideia do espaço Green Nation, que terá caráter educativo e interativo e contará com cenários imersivos, voltados para visitantes de todas as idades.

Espaço Brasília contará com ampla programação de atividades para apresentar a capital do país, cidade-sede do 8º Fórum Mundial da Água.

Os visitantes também poderão se reunir na praça Água na Boca, um amplo espaço para gastronomia, integração e descanso, que contará com food trucks de diversas especialidades. Na praça também haverá lugar para aprendizado e reflexão por meio de informações sobre a relação entre água e alimento, desde a produção até a distribuição.

8º Fórum Mundial da Água

O Fórum Mundial da Água acontece a cada três anos e é uma iniciativa do Conselho Mundial da Água, uma organização internacional com sede em Marselha, França, composta por representantes de governos, academia, sociedade civil, empresas e organizações não governamentais, formando um significativo espectro de instituições relacionadas com o tema água.

O evento é organizado no Brasil pelo Conselho Mundial da Água (WWC), pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), representado pela Agência Nacional das Águas (ANA), e pelo Governo do Distrito Federal, representado pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa). A Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib) é integrante do Comitê Organizador Nacional (CON).

As sete edições anteriores foram realizadas em Marrakesh (Marrocos, 1997), Haia (Holanda, 2000), Kyoto (Japão, 2003), Cidade do México (México, 2006), Istambul (Turquia, 2009), Marselha (França, 2012) e Gyeongju e Daegu (Coreia do Sul, 2015).