CPqD Gestão de Gastos de Energia Elétrica e ÁguaO CPqD, instituição independente, com foco na inovação em tecnologias da informação e comunicação (TICs), quer atingir 30% de redução no consumo per capita de energia elétrica em 2015. Essa é uma das metas na área de sustentabilidade estipuladas neste ano – em que a crise no abastecimento de água e de energia continua sendo uma preocupação para empresas dos mais diversos setores em todo o país. Para alcançar essa meta, a organização conta com a ajuda de uma ferramenta poderosa, desenvolvida por sua equipe de especialistas e que também está disponível para outras empresas: a solução CPqD Gestão de Gastos de Energia Elétrica e Água.
Implantada no ano passado no Pólis de Tecnologia – parque tecnológico que abriga 18 empresas, além do próprio CPqD -, a solução é uma combinação de recursos que incluem ferramenta de software, metodologia e serviços profissionais especializados, concebidos com o objetivo de dar mais eficiência à gestão do uso de energia e de água nas corporações. “Essa combinação é muito importante, uma vez que o uso da ferramenta deve ser acompanhado da implantação de um processo de controle e gestão, que leva à eficiência no consumo de água e energia elétrica”, explica Alexandre Medeiros, responsável pelo produto no CPqD. “É essa gestão eficiente dos recursos que torna a empresa sustentável ao longo do tempo”, acrescenta.
A solução do CPqD vem ajudando diversas empresas a alcançar bons resultados em termos de redução no consumo de energia e de água. É indicada, principalmente, para grandes corporações que possuem muitas unidades consumidoras (prédios, filiais, agências, etc.)  espalhadas por pontos diferentes da mesma cidade ou do país. O Bradesco, por exemplo, que utiliza essa solução desde 2008, conquistou o Prêmio e-Finance (da revista Executivos Financeiros) na categoria Sustentabilidade, graças aos resultados obtidos.
A sugestão de ações faz parte dos serviços profissionais oferecidos pela solução CPqD Gestão de Gastos de Energia Elétrica e Água. Esses serviços também incluem a avaliação e o controle de toda a gestão nessas áreas – inclusive negociações de contratos com as concessionárias de energia e de água -, apoio a ações de marketing e campanhas junto aos colaboradores e até serviços técnicos de avaliação do estado de degradação de bancos de baterias (utilizados para armazenar energia).
 
Fonte: Pimenta Comunicação