O Instituto Butantan, órgão da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, completou 109 anos no dia 23 de fevereiro. Mas a comemoração está marcada para sábado, dia 27.

Os visitantes podem usufruir gratuitamente do parque, patrimônio histórico da cidade de São Paulo, possui serpentário e Museu de Rua, onde é contada a história do Instituto na produção de soros e de vacinas, além de apreciar o Mosaico “Fragmentos & Sentimentos”, na Praça Vital Brazil, ao lado do Museu Histórico.

Além disso, ainda os três museus do parque serão gratuitos neste sábado, dia 27 de fevereiro, o Museu Biológico, onde se encontram espécies das principais serpentes brasileiras, aranhas e iguanas; o Museu Histórico, que relembra toda a época em que o Instituto era uma fazenda e o Museu de Microbiologia, onde é possível verificar a vida de seres microscópicos, como moléculas de DNA e vírus.

O museu de Microbiologia também traz uma novidade, a exposição Grandes Epidemias, que abrange as epidemias de varíola, peste, meningite no Brasil na década de 1970, Aids e gripe. São cinco vídeos de sete minutos, que retratam cada uma das doenças, e painéis explicativos ricamente ilustrados.

Como opção de entretenimento, os visitantes podem ainda assistir na sala BNDS de cinema está em cartaz o desenho animado Os Nutrisons , sobre dois surfistas cariocas que usam de conhecimentos de nutrição para sobressair em campeonatos. em cartaz no Centro de Difusão Científica, um novo espaço cultural para o Butantan e para cidade de São Paulo. Localizado em dois pavilhões de arquitetura da década de 1930, que antes eram ocupados pela antiga serralheria e marcenaria.

Os museus funcionam das 9h00 às 16h30. O Butantan fica na Avenida Vital Brasil 1.500, Butantã, Zona Oeste.

Assessoria de Imprensa