Instituto Mobilidade Verde, grupo de consultoria especializada em soluções sustentáveis de transporte, desenvolveu, em parceria com o Movimento Estadual de População em Situação de Rua, a primeira Bicicloteca de São Paulo. Trata-se de uma biblioteca intinerante improvisada sobre uma bicicleta, que em breve circulará na região central da cidade distribuindo livros para quem dorme ao relento na cidade. No carreto adaptado, podem ser empilhados até 150 kg de livros, um acervo circulante e de fácil acesso.

O conceito é diferente do das bibliotecas tradicionais. Em vez de empréstimos e cadastros complicados, a Bicicloteca é pública e aberta. Quem retira não tem obrigação de devolver os livros – fica só com uma página carimbada em cada obra, um lembrete de repassá-la para que outras pessoas tenham acesso ao conhecimento. A ideia é democratizar e ampliar o alcance do conhecimento.

 

A primeira Bicicloteca será entregue ao Movimento Estadual de População em Situação de Rua em 27 de julho, Dia do Escritor. O acervo será reunido na Biblioteca Municipal Mário de Andrade, onde o modelo ficará exposto até a data. Quem quiser participar e doar um livro para o projeto, só precisa passar na biblioteca até o dia 25 e entregar a obra. O Movimento Estadual realiza importante trabalho de articulação e mobilização de pessoas marginalizadas, ajudando com orientação jurídica e qualificação profissional. Mais informações podem ser obtidas no e-mail do atual presidente, Robson Mendonça -> situacaoderua@yahoo.com.br

De acordo com Lincoln Paiva, diretor do Instituto Mobilidade Verde, a ideia é dar continuidade ao projeto e espalhar outras Biciclotecas por aí. Qualquer organização não-governamental que trabalha com populações carentes sem acesso a livros pode solicitar um dos modelos. “A primeira nós financiamos, mas esperamos apoio para construir as próximas por meio de convênios ou doações”, explica Paiva. A solicitação deve ser enviada nos e-mails contato@mobilidadeverde.org e Lincoln@mobilidadeverde.org. Serão priorizados os pedidos das associações que tenham local para guardar o veículo com segurança e condições de mantê-lo circulando. Sempre lembrando que, livros na estante juntam pó, assim como bicicletas na garagem enferrujam.

 

Fonte: OECO