O presidente da Assembleia do Tocantins, Carlos Henrique Gaguim (PMDB), 48, venceu ontem à noite a eleição indireta para o governo do Estado e será governador até dezembro de 2010. Beneficiado por um “pacto pela governabilidade” no Estado, fruto de um declarado acordo firmado entre os parlamentares, Gaguim confirmou o favoritismo e recebeu 22 votos favoráveis. Apenas o deputado Toinho Andrade (DEM) se absteve. Os candidatos Joaquim Rocha (PHS) e Adail Carvalho (PSDC) não receberam nenhum voto.

A eleição no Tocantins foi motivada pela cassação do governador Marcelo Miranda (PMDB), há um mês, no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), por abuso de poder econômico nas eleições de 2006. Após a votação, Gaguim, aliado de Miranda, renunciou ao cargo de deputado da Assembleia e seu suplente, Osires Damaso (DEM), assumiu a vaga.

A eleição de Gaguim já era dada como certa pelos próprios deputados. O favoritismo era tão evidente que, apesar de ter o direito, o peemedebista se recusou a deixar o cargo ontem para retornar à função de deputado e votar no pleito. Administrador de empresas, Carlos Henrique Amorim, apelidado de “Gaguim”, chega ao governo após três mandatos como deputado estadual.
Integrantes do PSOL disseram que votação estava “maculada” por ter sido “decidida antes”.

Folha de São Paulo