O presidente da Assembleia Legislativa do Amapá (Aleap), deputado estadual Jorge Amanajás (PSDB) participou do programa Tribuna Independente, da Rede Vida de Televisão, na última quinta-feira (25), em Porto Alegre (RS), com debate acerca do tema “Meio Ambiente do Oiapoque ao Chuí”. Na pauta, questões relacionadas à Amazônia e à divisão dos royalties da exploração do petróleo da camada Pré-sal. Também participou do debate o deputado federal Ibsen Pinheiro (PMDB-RS), autor da emenda substitutiva aprovada pela Câmara dos deputados e que prevê a distribuição dos dividendos do petróleo com base nos fundos de Participação dos Estados e Municípios.

O presidente da Aleap discorreu sobre a importância de os outros Estados da Federação conhecerem a verdadeira realidade da região amazônica, a partir da ótica de seus habitantes, não apenas sob a visão massificada pela grande mídia. “Defender a Amazônia, sob a ótica do homem da Amazônia, num debate como esse, em nível nacional, aqui em Porto Alegre, para todo o Brasil, é uma forma de mostrar que nós da Amazônia sabemos o que queremos e temos um projeto para o futuro da região. Temos a oportunidade de mostrar para o resto do país um pouco da realidade, que não bate com a realidade que pensa o resto do Brasil em relação à Amazônia. Temos a responsabilidade de fazer ecoar o discurso do povo da Amazônia para o resto do Brasil, fazendo com que a região seja compreendida, ouvida e, a partir daí, preservada par as futuras gerações”, ponderou o deputado amapaense.

O deputado federal Ibsen Pinheiro disse que a iniciativa da emenda é uma forma de tornar a divisão dos royalties do petróleo mais democrática para todos os brasileiros. “Esse assunto ainda vai ser bastante debatido. Mas o Brasil já percebe que não pode haver desigualdade na distribuição de uma riqueza comum. Sabemos que dois Estados serão afetados pela perder de receita, mas isso poder ser resolvido, temporariamente, com a receita da União. Um bom exemplo são as carências da Amazônia: um lugar que é sinônimo de riqueza se reduz à pobreza na distribuição dos recursos”, argumentou Ibsen.

O parlamentar gaúcho também elogiou a participação do presidente da Assembleia do Amapá. “O deputado Amanajás, que tem uma grande liderança, demonstrou profundo conhecimento sobre a Amazônia e o Brasil e a capacidade de universalizar esse conhecimento. Essa capacidade mostra o porquê dessa liderança. Ele está de parabéns pela postura no debate”, finalizou.

Visita de cortesia
Jorge Amanajás também fez uma visita de cortesia ao presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (AL-RS), deputado Giovani Cherini (PDT-RS). Na ocasião, os presidentes dos legislativos estaduais do Amapá e do extremo sul fizeram um pequeno intercâmbio parlamentar.

“É um prazer enorme recebê-lo. O Amapá é um Estado que chama a atenção pela preservação do meio ambiente e pelos cuidados nesse sentido. Recebo uma grande liderança do Amapá, no momento em que lançamos um programa de cooperação entre os poderes, que são independentes, mas que não tinham uma relação mais amistosa. O presidente Jorge participa desse momento histórico. A sociedade também tem participado mais ativamente das sessões, o que sabemos que já acontece no Amapá. Já estive na Assembeia do Amapá e achei muito atuante e participativa”, discursou Cherini, que ainda defendeu novas trocas de experiência entre os dois parlamentos estaduais.