O primeiro-ministro de Portugal, José Sócrates, disse que “estaria na primeira fila” do apoio a uma eventual candidatura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para secretário-geral da ONU. Ele se reunirá com Lula depois de amanhã, em Lisboa.

“O presidente Lula tem um capital político tão importante no mundo que seria um grande desperdício não aproveitá-lo”, afirmou na última terça-feira na capital portuguesa em entrevista que será exibida hoje à noite na íntegra no programa “É Notícia”, da RedeTV!

Sócrates disse que combinou com outros dois colegas europeus discutir o futuro de Lula com o presidente brasileiro em reunião no Brasil no final do mês, quando se encontrará com o presidente de governo da Espanha, José Luís Rodriguez Zapatero, e com o premiê da Grécia, George Papandreou.

BRASIL E PORTUGAL
A afirmação do Brasil no mundo nos últimos anos é de enorme importância para Portugal. Se há uma questão estratégica que mudou para Portugal nos últimos anos, é a ascensão do Brasil. E cada vez que o Brasil sobe de posição no concerto das nações, no quadro internacional, Portugal vai atrás.

Não imagina a quantidade de líderes políticos europeus que acham que só se resolvem problemas com o Brasil se eu telefonar ao presidente Lula.