A travessia do Atlântico pela Família Goldschmidt teve um objetivo importante: conhecer alguns dos lugares que fizeram parte da descoberta e colonização do Brasil. A bordo do navio Vision of de Seas, a Família conheceu Santos, Rio de Janeiro, Salvador, Ilhas Canárias e Ilha da Madeira, destinos históricos que ainda encantam todos os viajantes que passam por eles.

Depois de 14 dias de navegação, esta aventura transatlântica terminou em Lisboa onde, podemos dizer, a história do Brasil começou. Da capital portuguesa saíram navegantes não só para o Brasil, mas para todos os oceanos da terra. No auge do seu império ultramarino, os portugueses foram responsáveis por descobrimentos em quase todos os continentes.

Esta importância histórica está bem exemplificada em Lisboa, no bairro de Belém, onde foi erguido o Padrão dos Descobrimentos. Este monumento foi criado para homenagear todos os ilustres (e não ilustres) homens que contribuíram para a conquista de novas terras. Possui estátuas em homenagens a 33 personagens, dentre eles os navegadores Bartolomeu Dias, Gil Eanes, Fernão de Magalhães e Pedro Álvares Cabral. Em destaque encontra-se a representação do Infante Don Henrique, o maior incentivador das navegações e descobertas portuguesas. O monumento também é um mirante. Lá do alto se tem uma visão privilegiada do rio Tejo e de Lisboa. Também é o lugar ideal para se admirar a praça onde esta desenhada uma rosa-dos-ventos de 50 metros de diâmetro, presente do governo da África do Sul. No centro da Rosa, está desenhado um mapa-múndi marcando os principais descobrimentos portugueses dos séculos XV e XVI.

Em frente ao monumento, existe outra praça que dá acesso ao impressionante Mosteiro dos Jerônimos, uma grandiosa obra do século XVI realizada com o dinheiro produzido pelo rico comércio com as Índias. A catedral impressiona pelo tamanho, beleza e riqueza de detalhes, sendo um dos melhores exemplos da arquitetura manuelina. As paredes e colunas são minuciosamente decoradas com relevos representando plantas e animais exóticos trazidos das terras distantes. O teto é formado por uma série de vigas elípticas que atravessam toda a extensão da catedral. Lá dentro estão enterrados vários reis, rainhas e pessoas que foram importantes para a história portuguesa, dentre elas, o poeta Luís Vaz de Camões e o grande navegador Vasco da Gama. A este último foi atribuída a descoberta oficial do caminho para as Índias e a inauguração da rota que trouxe tanta riqueza e glória para as terras portuguesas.

A própria cidade de Lisboa é uma jóia encravada as margens do Tejo. Seus bairros históricos como Rossio, Baixa, Chiado possui exemplos de arquitetura que cobrem quase 900 anos de história. O ponto alto da cidade, literalmente falando, é o Castelo de São Jorge. Foi neste lugar que, em 1147, o cavaleiro Don Afonso Rodrigues expulsou os invasores Mouros e fundou a cidade, tornando-se o primeiro rei de Portugal. Para chegar ao castelo voce pode usar o Elétrico 28, um dos inúmeros bondes elétricos que ainda percorrem as colinas lisboenses. O 28 é uma boa opção para o visitante pois sua rota percorre os principais pontos turisticos da capital.

Um dos bairros mais marcantes da história lisboense é o de Alfama. Antigo reduto de Mouros, Judeus e pescadores, possui escadaria que liga a parte alta, onde está a fortaleza, ao mar. Sobrevivente do grande terremoto de 1745, possui muros antigos e casas cobertas por azulejos brancos e azuis, uma decoração tipicamente portuguesa. Outra “decoração típica” são as roupas secando nas janelas e sacadas dos prédios, uma marca registrada desta região.

O bairro mais turisticos e chique da capital é o Chiado, repleto de café e lojas finas. Sua rua principal, a Augusta, é fechada ao tráfego de veículos e conduz o visitante através de um grande portal, terminando na antiga praça do Comércio. Era nesta praça que viviam os reis portugueses e onde chegavam as mercadorias trazidas de além mar.

Mas nem só de história vive a capital portuguesa. Modernos atrativos estão surgindo a em toda parte. Um deles é o imperdivel Oceanário de Lisboa, um dos mais completos e belos do mundo. O próprio prédio foi construido lembrando o mar. Em cada ponta do edifício existem aquários e ambientes representando quatro oceanos do mundo: Antártico, Pacífico, Atlântico e Índico. No centro há um imenso aquário, com a altura de dois andares. Ali nadam peixes oriundos de todos os mares do mundo, representando que a vida é uma só e precisa ser preservada.

Foi muito bom conhecer Portugal e melhor ainda ter a oportunidade de fazer a travessia do oceano a bordo de um grande navio. Foi uma experiência emocionante e com certeza muito importante para a Família Goldschmidt. Foram 14 dias de viagem e mais de 9 mil quilômetros navegados. Durante este tempo, vivemos experiencias únicas e conhecemos lugares maravilhosos. Espero que em breve você também possa fazer sua propria travessia.

Peter Goldschmidt
Membro da Família Goldschmidt e consultor de turismo da Gold Trip Cosultoria e Viagens: www.familiagold.com.br // www.goldtrip.com.br