Promover o dia da energia durante a Conferência Rio + 20. Essa foi a ideia que motivou o encontro entre o diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Desenvolvimento Industrial (ONUDI), Kandeh Yumkella, com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, na última terça-feira (2). O evento voltado à eficiência energética, energia renovável e sustentabilidade tem previsão para acontecer em 2012.
Idealizado pelo MME e Yumkella, o evento foi bem aceito pelos Ministérios das Relações Exteriores (MRE) e do Meio Ambiente (MMA), co-organizadores, e do Desenvolvimento Indústria e Comércio exterior (MDIC). Quanto à agenda temática do dia da energia, o diretor geral da ONUDI informou que um conceito deve ser proposto nas próximas semanas, em coordenação com a Secretária Geral da ONU e com o Brasil.
Durante a reunião, Lobão reafirmou a política brasileira de manutenção da matriz energética limpa e renovável, destacou o recurso da hidroeletricidade e elogiou a iniciativa do evento.
Para Yumkella, os resultados proporcionados pelo dia da energia podem se tornar novas metas para a ONU. Ele ainda ressaltou a importância da universalização do acesso à energia, do fortalecimento da eficiência energética e d o uso de fontes renováveis em todos os países do mundo.
Assessoria de Comunicação Social
Ministério de Minas e Energia
(61) 3319-5620/5588
ascom@mme.gov.br
www.mme.gov.br
twitter: @Minas_Energia