O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, afirmou nesta sexta-feira (4), em entrevista coletiva à imprensa, que uma falha no circuito eletrônico da subestação Luiz Gonzaga, localizada no município de Jatobá (PE), seja a “provável causa” da falta temporária de energia que atingiu os Estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba e Ceará na madrugada desta quinta-feira.

Lobão explicou que “primeiro, houve uma falha no sistema que é composto por dois circuitos. Os funcionários tentaram religar um circuito, mas a ação gerou uma contaminação em todo o sistema”.

Segundo o ministro, o fornecimento de energia começou a ser restabelecido a partir de 01h40 em Fortaleza e foi totalmente normalizado nos demais Estados até o início da manhã de hoje.

Lobão ponderou que falhas no sistema elétrico são comuns no mundo todo, e que no Brasil não é diferente e garantiu que o sistema brasileiro é moderno. “O sistema (elétrico brasileiro) é robusto e as falhas estão dentro das estatísticas mundiais”, disse.

O ministro convocou uma reunião para segunda-feira (7), com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Chesf e Operador Nacional do Sistema (ONS). Na reunião será apresentado um quadro detalhado sobre os motivos que causaram a queda de energia e as providências tomadas pelo setor.

Fonte: Ministro de Minas e Energia