Mais de 32 milhões de americanos assistiram ao pronunciamento à nação do presidente Barack Obama nesta terça-feira à noite, sobre o vazamento de óleo no golfo do México –uma queda de audiência de 33% em relação ao seu pronunciamento em janeiro.

Números do instituto Nielsen nesta quarta-feira mostraram que 11 canais abertos e a cabo transmitiram o pronunciamento de Obama ao vivo do Salão Oval da Casa Branca, o que representa uma audiência total de 32,05 milhões de pessoas.

Em comparação, pouco mais de 48 milhões de americanos assistiram ao pronunciamento de Obama na TV em janeiro, enquanto 40,7 milhões sintonizaram a TV para ouvir seu anúncio sobre a estratégia para a guerra no Afeganistão, em dezembro de 2009.

A audiência de Obama é pífia se comparada com à do torneio anual Super Bowl, da Liga Nacional de Futebol, maior evento na TV este ano. Em fevereiro, um número recorde de americanos –106,5 milhões– assistiram ao Super Bowl, fazendo dele o evento televisionado mais assistido na história dos EUA.

Em discurso transmitido pela TV em rede nacional na noite desta terça-feira, o presidente Barack Obama disse que os danos causados pelo vazamento de óleo no golfo do México devem levar anos para serem totalmente resolvidos, mas defendeu que a empresa responsável pela plataforma, a British Petroleum (BP), vai ter que pagar por todos os danos causados na região.

O vazamento de petróleo no golfo do México, a catástrofe ecológica mais grave da história dos EUA, começou por causa da explosão e conseguinte afundamento no mar da plataforma “Deepwater Horizon”, administrada pela BP, em abril. O incidente deixou 11 mortos.

FSP