Milhares de pessoas protestaram neste sábado nas principais cidades da Alemanha para exigir o fechamento das centrais nucleares do país. As manifestções ocorrem às vésperas de uma eleição regional interpretada como um referendo sobre a política energética da chanceler Angela Merkel.

Mais de 50.000 manifestantes participaram da passeata organizada em Berlim. Em Hamburgo, os manifestantes também fizeram sua passeata de manhã, enquanto em Munique e em Colônia, os protestos estão programados para a tarde.

O acidente nuclear de Fukushima, no Japão, voltou a mobilizar a opinião pública alemã, tradicionalmente hostil à energia nuclear, em torno do assunto.

Pouco depois do início da crise em Fukushima, Merkel anunciou o fechamento temporário dos reatores mais antigos e a realização de uma auditoria de todo o parque nuclear alemão.

A posição da chanceler, apenas cinco meses depois de ter decidido prolongar a vida útil dos 17 reatores nucleates alemãs por mais 12 anos, foi vista apenas como uma manobra política pela maioria da população, segundo uma pesquisa.

(Com Agência France-Presse)

fonte: