Minas Gerais ficou com 4 dos 8 troféus Roteiros do Brasil, premiação promovida pelo Ministério do Turismo como reconhecimento dos “exemplos de sucesso” do Programa de Regionalização do Turismo em todo o país. Dentre os projetos encaminhados pela Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais (Setur-MG) ao Ministério do Turismo, o município de Itabirito venceu na categoria Gestão Turística de Destino; Santana do Riacho levou o primeiro lugar em Sustentabilidade Ambiental em municípios; a Associação do Circuito Turístico do Ouro foi o melhor caso de Planejamento e Gestão do Turismo Regional e o sítio eletrônico da Estrada Real ganhou no quesito Sítio Eletrônico Promocional. O resultado foi divulgado nessa quarta-feira (17) em Brasília e a premiação será entregue no dia 2 julho, no 4ª Salão Nacional do Turismo, em São Paulo.

A disputa envolveu mais de 90 destinos, regiões e roteiros turísticos de todo o Brasil onde existem ações do Programa de Regionalização do Ministério do Turismo. Quinze jurados selecionaram, entre 20 de maio e 8 de junho, um exemplo bem sucedido para cada tema do programa, com base em suas diretrizes operacionais e princípios.

Na avaliação da secretária de Estado de Turismo de Minas Gerais, Érica Drumond, os bons resultados obtidos no Troféu Roteiros do Brasil reafirmam que a política pública para o turismo no Estado está no caminho certo. “Desenvolvemos ações articulados com todos os municípios e associações de circuitos turísticos, como preconiza o Ministério do Turismo, através do Plano Nacional de Regionalização do Turismo. Essa premiação é um reconhecimento pelo empenho e dedicação das nossas Associações de Circuitos Turísticos, que trabalham dia a dia alinhados com nossa política pública de turismo, visando transformar Minas Gerais no melhor e mais visitado destino turístico deste país”, finalizou.

O prêmio é uma comemoração aos cinco anos do Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil, que tem entre seus objetivos a estruturação dos destinos, qualificação de serviços turísticos e o aumento do tempo de permanência e gasto médio dos turistas.

Estado obteve outras colocações de destaque

Além das quatro primeiras colocações, Minas Gerais obteve o segundo lugar no quesito Roteiro ou Destino Turístico Segmentado, com o Cardápio de Produtos das Cidades Históricas e o terceiro lugar em Planejamento e Gestão do Turismo Regional com o projeto Minas de Ouro e com o Circuito dos Diamantes.

Segundo o Ministério do Turismo, os vencedores serão divulgados no site www.turismo.gov.br/regionalizacao e em documentos, releases e projetos do Ministério do Turismo. Além disso, serão apresentados no Núcleo do Conhecimento (palestras do 4ª Salão Nacional). “Isso é um reconhecimento pelo trabalho. Eles estarão em uma vitrine para o Brasil inteiro, porque o Salão do Turismo é um momento em que o país se reúne e compartilha com outros territórios suas experiências exitosas”, explicou a coordenadora de Regionalização do MTur, Saskia Freire Lima.

Lista dos vencedores Troféu Roteiros do Brasil 2009:

– Gestão Turística de Destino – Itabirito (MG)
– Sítio Eletrônico Promocional– Sítio eletrônico da Estrada Real (MG)
– Sustentabilidade Ambiental em municípios – Santana do Riacho (MG)
– Planejamento e Gestão do Turismo Regional – Circuito Turístico do Ouro (MG)
– Roteiro Turístico – Rota das Emoções (CE/PI/MA)
– Roteiro ou Destino Turístico Segmentado – Roteiro Turístico de Sol e Praia Costa dos Corais (AL)
– Material Promocional – Material Promocional das Regiões Turísticas do Paraná
– Sustentabilidade Sócio-Cultural em municípios – MundoJeri: a pluralidade cultural no artesanato – Jijoca de Jericoacoara (CE)

Agência Minas