A Miss Universo 2011, a angolana Leila Lopes, fez hoje, dia 20 de junho, às 8h30, sua doação voluntária para compensação de carbono referente à viagem aérea para participação na Rio+20. O custo ambiental de seu trajeto, entre Nova York e o Rio de Janeiro, foi de R$ 40,00.

O cálculo é feito por uma ferramenta online que permite a compensação voluntária e individual de emissões de gases de efeito estufa (GEE). Esta ferramenta foi desenvolvida pelo Governo Brasileiro em parceria com o PNUD-Brasil e a Caixa Econômica Federal e integra a Estratégia Nacional de Compensação de Emissões de Gases de Efeito Estufa na Rio+20. A Estratégia compreende ainda, esforços de redução de emissões causadas pelos trabalhos da Conferência e pela compensação de emissões mediante projetos brasileiros de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo – MDL.

Leila Lopes, Embaixadora da ONU para o Combate à Desertificação, acredita que a redução da emissão de GEE contribui diretamente para a causa que defende: “O combate à mudança do clima e a luta contra a desertificação andam juntas. E os beneficiários por essa luta são as populações mais vulneráveis do planeta”.

Atendimento à imprensa
In Press Porter Novelli
Tel.: 55 21 2442-9444
Cel.: 55 21 9438-1604
imprensa.rio20@inpresspni.com.br
www.rio20.gov.br

A cobertura fotográfica diária da Rio+20 está no Flickr: http://www.flickr.com/photos/rio20brasil
Twitter: @rio20brasil
Facebook: www.facebook.com/rio20brasil
YouTube: www.youtube.com/rio20brasil