A mistura de 4% de biodiesel ao óleo diesel comercializado em todo o país começa a ser obrigatória a partir de amanhã. A expectativa é que sejam economizados cerca de US$ 900 milhões por ano com a redução das importações de óleo diesel em função do uso de maior volume de biodiesel.
Estudo feito pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) aponta que cada litro da nova mistura reduz em 3% a emissão de gás carbônico. Assim, estima-se uma diminuição anual de 1,2 milhão de toneladas nas emissões.
Com a adição de 4% de biodiesel ao diesel, a estimativa é que sejam consumidos 925 milhões de litros de biodiesel no segundo semestre deste ano. De janeiro a junho, com o B3 (3% de biodiesel), o consumo estimado foi de 615 milhões de litros de biodiesel.
A demanda anual de biodiesel, com o B4, será de 1,72 bilhão de litros, incremento de 33% frente ao 1,29 bilhão demandado com o B3 ao longo de 2008.
A obrigatoriedade do B4 é um forte indício de que a intenção do governo em antecipar o B5 de 2013 para 2010 será mesmo feita.
Cirilo Júnior
da Folha Online, no Rio